Operação policial desbarata organização criminosa atuante no tráfico de drogas em Rosário do Sul e vários municípios do interior do Estado nesta quinta (foto divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Rosário do Sul, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a operação Mac, em combate a organização criminosa atuante no tráfico de drogas e responsável por tentativas de homicídio e crimes de posse irregular e porte ilegal de arma de fogo. São cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rosário do Sul, São Leopoldo, São Marcos, no Presídio Estadual de Rosário do Sul, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas e na Penitenciária Modulada Estadual de Osório. Dos presos na operação, onze já estavam recolhidos no sistema penitenciário gaúcho. Ainda, são cumpridas 23 ordens de bloqueio de valores de contas bancárias.

A operação foi batizada de MAC pois a investigação, iniciada em fevereiro de 2021, comprovou que o fornecimento de drogas de Rosário do Sul era comandado por um homônimo da personagem MacGyver. O líder da organização enviou, ao menos em duas ocasiões, criminosos do litoral e do Vale dos Sinos para Rosário do Sul, onde atuavam sob coordenação do líder, armazenando, distribuindo drogas para outros traficantes e vendendo a usuários, além de realizarem cobranças de dívidas.

Em fevereiro de 2021, um trio oriundo de Santo Antônio da Patrulha foi preso em flagrante pela Polícia Civil, dando início à investigação. Comprovou-se que o trio planejava matar ao menos duas pessoas, mas foi preso antes de concretizar os crimes. 

Em janeiro de 2022, dois homens ligados ao grupo, oriundos de Caxias do Sul e São Leopoldo, foram presos em flagrante pela Brigada Militar após uma tentativa de homicídio decorrente de cobrança de dívidas do tráfico de drogas. 

Também foi identificado que um traficante da Fronteira Oeste, que já foi removido ao Sistema Penitenciário Federal, era o padrinho do chefe da organização criminosa atuante em Rosário do Sul, fornecendo as drogas que depois eram enviadas à cidade.

A operação envolveu 34 policiais civis em Rosário do Sul, oriundos de Cacequi, Quaraí e Santana do Livramento, e contou com o apoio das DHPPs de Alvorada e São Leopoldo e da DP de São Marcos, além da SUSEPE, responsável pelo cumprimento dos mandados no sistema prisional, totalizando cerca de 70 agentes da Segurança Pública.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Polícia Civil de Rosário do Sul 
Data: 09/06/2022 11h29
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.