Em 30 de junho de 2002, o Brasil conquistava o penta no orienta com 2 a 0 sobre a Alemanha (fotos Getty Images)

Há 20 anos, em 30 de junho de 2002, a Seleção Brasileira enfrentava o descrédito dos torcedores e conquistava o pentacampeonato mundial de futebol em uma final inédita contra a Alemanha, que também chegava desacreditada para a competição realizada no oriente e em pela primeira vez em dois países, a Coreia do Sul e o Japão. Com dois gols de Ronaldo, o Brasil conquistava o 5º título no Estádio Internacional de Yokohama.

A seleção teve sete vitórias na campanha do penta - 2 a 1 contra a Turquia na estreia, com gol de um pênalti inexistente, 4 a 0 contra a China, 5 a 2 contra a Costa Rica na primeira fase; 2 a 0 contra a Bélgica nas oitavas, 2 a 1 de virada sobre a Inglaterra nas quartas e na semifinal, novo encontro com a Turquia e vitória por 1 a 0, em um gol de bico de Ronaldo Fenômeno. 

O Brasil era treinado por Luiz Felipe Scolari, onde levou a chamada "Família Scolari" para a conquista do quinto título. A copa foi conhecida como a "Copa da Madrugada" por ter todos os seus jogos praticamente de madrugada/manhã no horário brasileiro e também marcada pelas quedas da França e Argentina, apontadas como favoritas, na primeira fase. E em novembro, o Brasil busca o hexa no Catar. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/06/2022 15h11 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.