ETE Vacacaí foi oficialmente inaugurada na manhã desta quinta-feira, na Zona Norte da cidade em um investimento de R$ 23 milhões e com presença do Ministro Daniel Duarte (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Em uma solenidade histórica no ano em que completa uma década no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto em São Gabriel, a São Gabriel Saneamento entregou oficialmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacacaí, na Zona Norte da cidade, na manhã desta quinta (2). A inauguração do empreendimento, que teve investimento de R$ 23 milhões, teve a presença de várias autoridades, entre elas a do Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira e do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão.

Grande público se fez presente ao ato, realizado nas dependências da ETE

Ministro Daniel Duarte visitou a estrutura da ETE, que está em operação há seis meses

Estação de Tratamento de Esgoto trata cerca de 60% do esgoto da cidade, e faz parte do projeto "Saneamento para todos", que teve também obras nas ruas de São Gabriel

A estrutura teve ainda as obras do programa "Saneamento Para Todos" e foram financiadas pela Caixa, representada pela Superintendência Centro Oeste, e que ocorreram em várias ruas da cidade, fazendo com que o município tenha cerca de 60% do esgoto canalizado e tratado. O Gerente Comercial da empresa, Luiz Antônio Bertazzo, salientou que após dez anos, a SGS traz mais um retorno de investimento em São Gabriel. 

"Temos a grande alegria de entregar esta obra que já está há seis meses em operação, entregando para o Vacacaí a mesma água que chega às casas. Essa obra traz uma nova fase para o município, com o tratamento e canalização do esgoto em São Gabriel, atendendo com sobra as exigências do Plano Nacional de Saneamento, e tivemos todos os transtornos inerentes às obras, mas o resultado é benéfico para os gabrielenses", frisou.

Autoridades da cidade e região se fizeram presentes ao evento

Bertazzo destacou que após dez anos de atuação e alguns transtornos, o investimento beneficiará os gabrielenses por muito tempo, com tratamento do esgoto e devolvendo água tratada ao Vacacaí

Ministro destacou papel do Governo Federal por meio da Caixa para tornar o saneamento básico realidade no interior do País

O Ministro vistoriou as instalações junto com o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, Bertazzo e demais autoridades, antes da solenidade de inauguração oficial. Ele destacou que a presença do Governo Federal se dá por meio da Caixa e que quer ajudar os municípios a cumprir as metas até 2033. Estiveram presentes à solenidade, autoridades civis e militares, representantes de entidades de classe, imprensa, secretários municipais e prefeitos da região, além do ex-prefeito Rossano Gonçalves (PL), onde em um de seus governos, iniciou a trajetória da São Gabriel Saneamento com a concessão em 2012. 

Confira entrevista com Luiz Bertazzo e a solenidade na íntegra, além das manifestações do Ministro Daniel Duarte:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/06/2022 16h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.