Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

03 junho 2022

Caso Núbia | Família agradece à juíza por julgamento que permitiu prisão de assassino

Rômulo Farias agradeceu à juíza Juliana Capiotti pela mobilização para que julgamento e condenação do réu ocorresse, permitindo assim sua localização pela polícia internacional (foto arquivo pessoal)

A reportagem do portal Caderno7 conversou na tarde desta sexta-feira (3) com o irmão de Núbia Beatriz da Fontoura Farias, o professor e ex-vereador Rômulo Farias, sobre a prisão do responsável pela morte dela, Paulo Afonso Corrêa de Bem, 50 anos, extraditado para o Brasil nesta sexta. Em nome da família, Rômulo agradeceu à juíza de Direito Juliana Neves Capiotti, que realizou o julgamento do réu em 2011, antes que o crime prescrevesse e mantivesse sua procura junto às autoridades internacionais.

Rômulo acompanhou a situação na trágica noite de 29 de maio de 1993, quando a irmã, que tinha 23 anos na época, foi morta com um tiro na cabeça. Ambos eram sócios numa academia e estavam noivos; após o crime, Paulo Afonso fugiu alegando que "iria buscar socorro" e desapareceu. Ele foi julgado à revelia em 2011, onde foi condenado na Comarca de São Gabriel a 16 anos de prisão por homicídio qualificado. Ele ainda disse que acompanhou todo o andamento do caso, quando ele foi localizado e agora extraditado.

"A Núbia tinha um futuro brilhante e uma carreira sólida, destruída por ele, e esperamos por este momento durante 29 anos, mas que foi possível graças à doutora Juliana Capiotti, que não mediu esforços para que o réu fosse julgado e condenado antes de prescrição da pena e agora, ele vai pagar pelo que ele fez", disse Rômulo, afirmando ainda que sua mãe faleceu sem ver a Justiça ser feita. 

Rômulo frisa o agradecimento à magistrada, por ter dado andamento à questão e com as mudanças na lei, possibilitando o julgamento de Paulo Afonso à revelia, o que também possibilitou a sua inscrição no rol de procurados da Interpol (Polícia Internacional). 

RÉU VIVIA NORMALMENTE NA FRANÇA
A reportagem do portal GZH informou vários detalhes considerados intrigantes da estada de Paulo Afonso no exterior. Não se sabe como ele chegou à França após fugir do Brasil, mas usava o próprio nome. Em 1995, se alistou na Legião Estrangeira Francesa, unidade militar formada por voluntários para combater guerras em todos os continentes e por sua atuação, conseguiu cidadania francesa.

Após sair da Legião, ele trabalhou por 15 anos com segurança privada na França, inclusive montando sua própria empresa, em 2003. Como seu nome não constava em listas de procurados (o que ocorreu após a condenação em 2011 e em 2017, ele foi inscrito na 'lista vermelha' da Interpol), ele inclusive chegou a colaborar com a Gendarmerie (uma das polícias francesas), após os atentados terroristas no Bataclan, em Paris. 

Com a ficha criminal na lista de procurados, ele foi preso em 2018, quando trabalhava na polícia de Aix-en-Provence e ficou 28 meses recluso, depois permanecendo em liberdade enquanto que a extradição (solicitada pelo Brasil) não era julgada, o que ocorreu em 2021. Ele chegou a recorrer, mas a apelação foi rejeitada e a extradição foi cumprida. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/06/2022 17h29 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.