General gabrielense Valério Stumpf Trindade deixa o Comando Militar do Sul nesta sexta-feira, 13 de maio, para assumir o Estado-Maior do Exército, em Brasília (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

Nesta sexta-feira, 13 de maio, o Comando Militar do Sul (CMS) terá a troca de seu comando, onde o general gabrielense, Valério Stumpf Trindade, 62 anos, passará o cargo para o seu sucessor,  Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, general Soares. O conterrâneo, homenageado recentemente com a Medalha Plácido de Castro, voará alto: vai chefiar o Estado-Maior do Exército em Brasília, onde será na prática, o número 2 operacional da Força.

Stumpf foi nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro e exercerá o maior cargo em sua história na caserna. Ele será o número 3 da hierarquia na instituição, mas na prática e de forma operacional, será o número 2, tendo importante papel no comando do Exército. 

O general já esteve no governo, por um breve período. Em 2018 foi indicado como secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que chefia a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e cuida da segurança presidencial. Na época, o chefe do GSI era o general Sergio Etchegoyen.

Stumpf permaneceu no GSI ainda durante o primeiro semestre do governo Bolsonaro, sob a chefia do general Augusto Heleno, retornando depois para o Exército. Onde acaba de alcançar um cargo-chave, em que será responsável pelo planejamento das ações da força. 

Sua carreira teve várias missões destacadas, como observador militar nas guerras civis de Angola e Bósnia, em nome da ONU, no auge destes conflitos, quando não havia cessar-fogo. Ele também foi adido militar junto à Embaixada do Brasil no Reino Unido e tem experiência consolidada na sua carreira. Em abril, o general retornou à terra natal para receber do então prefeito Rossano Gonçalves, a Medalha Plácido de Castro, a maior honraria do município, em solenidade realizada no 9º RCB.

O Estado-Maior, em Brasília, é o órgão de direção-geral do Exército Brasileiro, responsável por assessorar o Comandante do Exército e coordenar as principais atividades da força armada terrestre. Especificamente quanto ao preparo para as operações militares. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/05/2022 08h56 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.