Após dois anos, 13ª Cia Com Mec realizou solenidades militares com presença de público, com a comemoração do Dia da Arma de Comunicações nesta quinta-feira, 5 de maio (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada retomou as solenidades militares comemorativas nesta quinta-feira, 5 de maio, com a formatura alusiva ao Dia da Arma de Comunicações e ao aniversário do Marechal Cândido Rondon, patrono da Arma. A solenidade foi realizada na "Praça Forte de Caxias" e teve convidados civis e militares.

Autoridades civis e militares se fizeram presentes ao evento realizado na "Praça Forte de Caxias"

Comandante da subunidade militar, Capitão Catirse, fez breve destaque da data e a história das Comunicações no Exército

Coronel Marin também destacou importância das Comunicações para a trajetória do Exército Brasileiro

A solenidade foi presidida pelo comandante da subunidade militar, Capitão de Comunicações Lucas Eduardo de Freitas Catirse, contando também com a presença de convidados e militares da ativa e reserva. A data é comemorativa por conta de ser o dia de nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), engenheiro militar, sertanista e indigenista brasileiro que desbravou sertões, estabeleceu ligações telefônicas e de comunicações aos rincões mais distantes,  pacificou e defendeu etnias indígenas durante sua vida. Seu histórico foi lido pela Sargento Alana Flesch.

O Capitão Catirse, em um breve pronunciamento, destacou o papel das Comunicações para o Exército, assim como o comandante do 6º Batalhão de Engenharia e Combate e Guarnição Federal de São Gabriel, Coronel Orlando Marin. A formatura foi encerrada com o desfile da tropa, militares da reserva e um almoço no Cassino dos Oficiais. 

Militares da reserva também participaram do desfile da tropa, ao final da solenidade

Estiveram presentes também o Secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira, representando o prefeito Lucas Menezes; o Comandante do 9º RCB, Tenente-Coronel Adriano Posseti Souza Dias, o presidente do Poder Legislativo, vereador Sildo Cabreira (PDT), além de demais autoridades civis e militares. Nesta sexta-feira, 6 de maio, será a vez do 9º RCB comemorar o Dia da Cavalaria, com solenidade a partir das 10h30.

Confira algumas imagens da solenidade e a sua transmissão:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/05/2022 15h40 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.