Semana pode ter muita chuva e temporais no Rio Grande do Sul, com cenários severos e chuvas acima dos 100 mm (foto ilustrativa Freepik)

Uma frente quente começa a se formar entre a noite deste domingo e o começo da segunda-feira entre a Argentina e o Uruguai, devendo se estender durante a segunda-feira para parte do Rio Grande do Sul, onde deve chover principalmente em cidades do Oeste e do Sul e mais para o fim do dia em pontos do Centro do Estado e talvez até da Grande Porto Alegre. A informação é da MetSul Meterologia, que trouxe a previsão para esta semana neste domingo (24).

A atmosfera vai estar muito instável entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira (25) e a quinta (28) com condições extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados, alguns severos, com potencial elevado de causar estragos por granizo e vendavais.

Será o começo de um episódio de instabilidade que vai trazer fortes a intensos temporais, alguns até localmente violentos, e que vão castigar principalmente o Centro e o Nordeste da Argentina, além do Uruguai. Parte desta instabilidade mais intensa vai alcançar o Rio Grande do Sul, onde cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho têm maior risco de tempestades isoladas com vento e granizo.

No decorrer da segunda-feira, a instabilidade do Uruguai avança para o Rio Grande do Sul e vai atingir principalmente o Oeste e o Sul gaúcho, afetando mais tarde o Centro do Estado rumo ao final do dia. É alto o potencial para temporais isolados com granizo de variado tamanho e vendavais localizados. Na maioria das áreas da Metade Norte, a segunda-feira será de sol com aumento de nuvens.

A partir da terça-feira, a instabilidade passa a ser generalizada por todo o RS e há risco de temporais isolados. Na quarta, o alerta leva em conta uma corrente de jato que ganhará força e trará ar quente com bastante vento. A temperatura prevista para este dia é de mais de 35°C. Após a chuva e os temporais, ela deve se instabilizar.

No último dia do alerta, quinta-feira, a instabilidade deverá afetar grande parte do Rio Grande do Sul. No entanto, com temperaturas menores que as do dia anterior. As condições seguem propícias a temporais isolados de vento forte e granizo.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os totais esperados de chuva para o período deverão oscilar entre 60 e 80 mm em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, Campanha e na Região Central, os valores previstos deverão superar 100 mm na maioria dos municípios, podendo alcançar 125 mm em algumas localidades.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da MetSul 
Data: 24/04/2022 21h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.