Na manhã desta sexta-feira (8), a Câmara de Vereadores de Rosário do Sul foi sede de uma importante audiência pública para a região, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). O evento visou debater sobre o Projeto de Lei nº 40/2022, de autoria do deputado estadual Frederico Antunes (PP), que pretende revogar uma lei que permitiria assim, a instalação de um parque eólico na Serra do Caverá, entre Rosário e Alegrete, estimado em R$ 1,4 bilhão. Pela parte dos presentes, há a garantia de prioridade para votar a questão.
Audiência Pública lotou plenário da Câmara de Vereadores de Rosário do Sul |
Presidente da ALRS, Valdeci Oliveira, salientou apoio à reivindicação de Rosário e região para reverter lei que tornou Serra do Caverá patrimônio e inviabiliza implantação de empreendimento |
Presidente do Legislativo, Rogério Ustra, destacou que era a primeira vez que o presidente da ALRS estava no Legislativo rosariense e destacou união de esforços pelo parque eólico |
Prefeito de Rosário, Vilmar Oliveira, destacou ser um passo para que o município saia do "ostracismo" econômico; deputado federal Paulo Pimenta esteve presente |
Na semana anterior, uma audiência já tinha sido realizada com a presença do autor do projeto e agora, foi a vez do presidente da Assembleia estar presente, junto com o deputado federal Paulo Pimenta (PT). O projeto de lei visa revogar a lei 12.355, de 2005, que definiu a Serra do Caverá como patrimônio cultural, histórico, geográfico, natural, paisagístico e ambiental do Rio Grande do Sul, o que inviabilizaria a obra. "Reiteramos o compromisso com a comunidade rosariense e de estarmos de pleno acordo para aprovar esta revogação, que terá baixo impacto ambiental e causará uma mudança econômica em Rosário e região", declarou Valdeci.
Estiveram presentes também o prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira (PDT) e seu vice, Eduardo Ustra Ribeiro, secretários municipais, imprensa e demais vereadores da cidade e região. O presidente do Poder Legislativo, Rogério Ustra (MDB), que presidiu a audiência, salientou que foi um momento histórico para o município. "É uma mobilização histórica para o desenvolvimento de Rosário e região, que serão impactadas positivamente com este investimento em energia sustentável", afirmou Ustra. "A lei já foi relevante, mas hoje entrava o progresso e o empreendimento não afetará o meio-ambiente na região", acrescentou.
Vereadores Atheros Cides (PT), Joel de Freitas Paulo (PDT) e Alisson Sampaio (PP) foram os que se manifestaram na ocasião e corroboraram para a mobilização |
Pelos vereadores, se manifestaram Atheros Cides (PT), Joel de Freitas Paulo (PDT) e Alisson Sampaio (PP), que frisaram apoiar a causa, independente de cores partidárias. "Para Rosário, será um incremento de 21,5% no Produto Interno Bruto (PIB) e de 30% na receita do município com essa implementação", comentou Cides. Já Joel afirmou que está buscando apoio com seu deputado, Luiz Marenco, que antecipou estar junto da ideia. Alisson destacou a sensibilidade de Valdeci e Pimenta, porque eles foram vereadores antes de serem deputados.
"O que nos orgulha nessa luta é que ambos os deputados foram vereadores e sabem dos anseios que os municípios necessitam, ainda mais nesta questão de investimentos. Rosário não pode perder esta oportunidade e isso é um projeto suprapartidário pelo progresso da cidade e região, estamos unidos pela revogação da lei que permitirá a instalação deste projeto", finalizou.
A previsão é de que o projeto seja votado até maio na Assembleia. Também esteve presente o diretor da Integra Energia, engenheiro João Ramis. O empreendimento previsto para ser erguido na Serra do Caverá é conduzido pela empresa Integra Energia e pela cooperativa Creral. O parque pretende ocupar um espaço de aproximadamente 6 mil hectares, com 50 aerogeradores, de 120 metros de altura, e capacidade instalada de 250 MW a 300 MW (cerca de 8% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul).
Estiveram presentes representantes dos municípios de Alegrete, Santana do Livramento, Quaraí, entre outros.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 08/04/2022 16h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com