Escola XV de Novembro foi alvo de boato que deixou alunos e pais assustados nesta quinta-feira; fato foi registrado na Delegacia de Polícia (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Um boato gerado na Escola Estadual XV de Novembro gerou alvoroço e apreensão entre os alunos na manhã desta quinta-feira, 7 de abril. Um print de uma rede de internet wireless deu origem a um boato de que a escola estaria sob alvo de um ataque ou mesmo de um "massacre", similar aos ocorridos em algumas escolas do País. A diretora da instituição, Sabrina Mota, registrou ocorrência na Delegacia de Polícia e desmentiu os boatos.

A confusão começou quando um print de uma tela de celular mostrava uma rede particular que teria sido renomeada para "Vai ter massacre amanhã" (provavelmente um ponto móvel de internet de celular, pois os celulares Android tem essa função de compartilhamento de rede individual), e este foi compartilhado. 

"Muitos alunos começaram a compartilhar e aumentar a história, pelo jeito, aí buscamos tranquilizar a todos e esclarecer os fatos, foi um boato que nos causou muitos problemas, mas vamos buscar esclarecer de onde surgiu essa brincadeira de mau gosto e alertar os alunos", frisou a diretora, avisando que todos fiquem tranquilos.

Por conta disso, muitos alunos acharam que a informação era verdadeira e não compareceram à aula com medo, além dos pais entrarem em contato com a escola. E parece que o mesmo boato se espalhou em outras escolas com outras versões. Ela registrou ocorrência na Delegacia de Polícia. Inclusive o próprio site foi alvo dos boatos, onde já haviam áudios de pessoas "dizendo que viram tal notícia" no portal, quando não noticiamos boatos. 

No Dia do Jornalista, fica a dica para não compartilhar postagens duvidosas e notícias falsas:
- Busque saber em sites e grupos confiáveis de informação sobre fatos antes de compartilhar;
- Procure saber conosco alguma informação e buscaremos as respostas;
- Desconfie de qualquer informação que receber, principalmente das redes sociais;
- Questione a veracidade das informações noticiosas; 
- Veja se a notícia foi publicada em veículos jornalísticos confiáveis da cidade e região;
- Não compartilhe a informação sem ter a certeza de sua veracidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/04/2022 16h50 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.