Após dois anos, caminhada pelo Dia de Conscientização do Autismo foi realizada em São Gabriel pela Despertar, na manhã deste sábado, 2 de abril (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Depois de dois anos sem realização em virtude das restrições da pandemia de covid-19, a Associação Despertar de Pais e Amigos do Autista voltou a realizar os eventos comemorativos ao Dia de Conscientização do Autismo, que tem sua data oficial em 2 de abril. A caminhada com pais, crianças e jovens atendidos pela entidade foi realizada na manhã deste sábado (2), com saída da Praça Fernando Abbott. 





Caminhada percorreu as principais ruas do Centro da cidade, em cerca de 40 minutos, para lembrar a data

A Despertar, presidida por Tatiana Pinto, voltou a realizar as atividades presenciais em setembro com a melhoria da situação pandêmica no município e reuniu cerca de 200 pessoas que participaram da caminhada que visou chamar a atenção quanto ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) bem como para o trabalho que é desenvolvido pela entidade no município. Durante o dia, crianças puderam aproveitar também um brinquedo inflável montado na Praça. Acompanharam a caminhada a primeira-dama do município, Larissa Acosta, representando o prefeito Lucas Menezes e o comandante do 9º RCB, Tenente-Coronel Adriano Posseti Souza Dias. 

A caminhada desceu o Calçadão, parte da Rua Coronel Sezefredo, Tristão Pinto, Duque de Caxias, contorno da Praça até retornar à frente da Igreja Matriz. Várias atividades serão realizadas durante o mês, como lives com especialistas e ações externas; na segunda (4), por exemplo, em parceria com o Cine7 do Shopping Gabrielense, acontecerá o "Cine Azul", a partir das 10 horas. 

Fundada em 2017, a Despertar nasceu dos esforços de voluntários, entre eles a juíza do Trabalho Fabiana Gallon, para constituir uma entidade que amparasse e auxiliasse crianças e jovens autistas bem como suas famílias, com orientação e suporte pedagógico e educacional, além de conscientizar a comunidade sobre a existência e respeito ao autista. 

Equipe técnica de profissionais que atendem os alunos da Despertar

Autoridades prestigiaram o evento, como o comandante do 9º RCB, Ten. Cel. Souza Dias e a primeira-dama do município, Larissa Acosta

Eventos como os jantares "De Mãos Dadas" e o Carnaval da Despertar ajudaram a entidade a angariar recursos, bem como a data de 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, passou a ser visualizada e lembrada na comunidade gabrielense. Hoje, a entidade conta com o apoio de profissionais cedidos pela Prefeitura de São Gabriel: fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, além de neuropediatra que presta atendimento uma vez ao mês. A Despertar contratou com recursos próprios, secretária, educadora especial e psicopedagoga/neuropsicopedagoga, além de contar com uma equipe de voluntárias essenciais ao seu trabalho. 

Confira a transmissão da caminhada e uma conversa com a presidente Tatiana Pinto e Clarissa Coletto: 


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/04/2022 15h34 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.