Homenagem foi retomada neste ano, após dois anos suspensa devido à pandemia e foi entregue pelo prefeito Rossano Gonçalves ao Comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na manhã desta quinta, 24 de março, a Prefeitura de São Gabriel realizou, em solenidade militar, a entrega da Medalha Plácido de Castro para o Comandante Militar do Sul, General do Exército, Valério Stumpf Trindade, que é gabrielense. A homenagem que é entregue na semana do município e estava suspensa em virtude da pandemia, foi entregue hoje por conta de compromisso de agenda do oficial no município.

Homenagem foi entregue no 9º RCB na manhã desta quinta-feira, 24 de março, em solenidade que reuniu as unidades da Guarnição Federal de São Gabriel

General Stumpf recebeu homenagem em agenda que foi cumprida no município na manhã desta quinta

O prefeito Rossano Gonçalves realizou a entrega da Medalha ao general e destacou a ligação de São Gabriel com as Forças Armadas desde o começo de sua história, como fortificação militar fundada por Dom  Dom Félix de Azara em 1800 e estabelecida junto ao Rio Vacacaí por outro militar, o marechal João de Deus Menna Barreto, em 1825.  “O general Valério, que deu sua contribuição pessoal pela paz nos conflitos de Angola e da Bósnia, que conquistou suas quatro estrelas com preparo, inteligência e dinamismo, e que breve emprestará ao país sua competência no Estado Maior do Exército, é uma prova viva de que a Terra dos Marechais continua servindo ao Brasil com filhos que orgulham nosso passado e dão esperanças ao nosso futuro”, declarou o prefeito.

Stumpf destacou estar sensibilizado com a homenagem e relembrou os tempos de juventude no município, parabenizando a Guarnição Federal de São Gabriel pelo crescimento e evolução da capacidade de resposta tática nos últimos anos. “Receber uma medalha que leva o nome do coronel Plácido de Castro, herói da Pátria que libertou o Acre das mãos estrangeiras, é uma honra extraordinária, vinda da minha terra, e eu só posso ser grato ao prefeito Rossano e aos meus conterrâneos gabrielenses”, ressaltou. 

Medalha foi entregue pelo próprio prefeito no início da solenidade militar

General agradeceu a homenagem e salientou a honra de ser lembrado pela terra natal

O ato solene teve a presença de autoridades militares como o Comandante da 6ª Divisão do Exército, general Rollemberg Ferreira da Cunha; o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Carlos Vinícius Vasconcelos, e o comandante do 4º Grupamento de Exército, Coronel Flávio Batista Bogoni, além dos comandantes tenente-coronel Adriano Posseti de Souza Dias (9º RCB), tenente-coronel Orlando Marin (6º BE Com) e capitão Lucas de Freitas Catirse (13ª Cia Com Mec). Após as homenagens, o comandante teve reunião com os comandos das unidades militares de São Gabriel e cidades vizinhas, e depois fez uma visita ao Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, onde se encontra o maior acervo gaúcho sobre a participação dos “pracinhas” da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Stumpf deverá assumir cargo no Estado-Maior do Exército, após ser nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. Confira entrevista concedida brevemente ao portal Caderno7, após à formatura. Agradecemos ao comando do 9º RCB pela oportunidade concedida:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/03/2022 11h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.