Um grupo de cerca de 50 assentados do Conquista do Caiboaté e arredores está realizando um protesto na Praça Fernando Abbott, em São Gabriel, desde a manhã desta segunda-feira (14) para pedir pela resolução do transporte escolar que está suspenso pelo Governo do Estado e por melhoria das estradas, também cobrando a Prefeitura.
Os assentados trouxeram bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e pretendem inclusive acampar na Praça por alguns dias em protesto. Um dos líderes do movimento, Claudinei Ludwig (Nico), ressaltou que a mobilização visa chamar a atenção pro fato de que os assentados não aguentam mais o descaso.
Nico salienta que crianças e jovens já perderam três semanas de aula e situação cada vez se complica mais, lamentou |
"Já fazem três semanas que as nossas crianças estão sem poder ir decentemente à aula e até agora, nenhuma resposta do Governo do Estado, até quando vamos esperar? No Ataliba, são 300 crianças sem aulas porque não tem o transporte e nossos jovens que fazem o Ensino Médio na cidade também sofrem", lamentou.
Além disso, os assentados também querem providências sobre as estradas que percorrem os assentamentos e cobram tanto o INCRA quanto a Prefeitura de São Gabriel. A vereadora Malu Bragança, do Patriota, esteve no local e salientou que também intercede junto ao Estado, que não deu resposta até agora. Os assentados ficarão no local pelos próximos dias, onde devem montar um acampamento e conversar com a comunidade para sensibilizar e conquistar apoio à esta questão.
Segundo informações, o Governo do Estado ainda não teria licitado as linhas por questões burocráticas, o que causa prejuízo aos alunos dos assentamentos.
Confira a transmissão feita da manifestação:
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/03/2022 12h54
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com