Após muitas décadas, prédio que sediou postos de combustível foi vendido e totalmente demolido neste final de semana; local deverá ter a construção de um prédio comercial (foto Marcelo Ribeiro/site Caderno7)

Neste domingo (6), uma página da história de São Gabriel foi virada na Praça Fernando Abbott. Após ser vendido, o antigo prédio que por muitos anos abrigou o primeiro posto de gasolina com bombas fixas na cidade que ficava na esquina das ruas Duque de Caxias e Andrades Neves foi demolido e em seu lugar, será construído um prédio comercial. 

Posto foi fundado nos anos 40 e sofreu várias modificações ao longo de sua história, sendo o primeiro com bomba fixa na cidade e representou por muitos anos a marca Esso (foto arquivo Beraldo Figueiredo/divulgação)

Nos anos 90, marca Esso era forte no país e representada em São Gabriel pela Comercial de Combustíveis Paulo Pinto (foto arquivo Beraldo Figueiredo/divulgação)

De 2000 para cá, Petrobras foi a marca presente no local, operado pelo antigo Posto Canela e por último, a GBI Combustíveis (foto reprodução Google Maps)

Segundo conta o professor Beraldo Lopes Figueiredo em seu Facebook, o posto abrigou por muitos anos, um posto da marca Esso desde os anos 40. Ainda funcionou no local, com a mesma marca, a Comercial de Combustíveis Paulo Pinto. Após a saída da marca do País, a BR Distribuidora assumiu a distribuição, sendo conhecido como Posto da Praça e por último, a GBI Combustíveis, de Bagé, que desativou o posto e ficou somente com o da Rodoviária.

O local estava fechado e após a concretização de sua venda, foi demolido e deverá receber um prédio comercial que ocupará toda a extensão do terreno em que o posto, que ainda tinha também uma rampa de lavagem de carros bastante utilizada pela comunidade. Cogitou-se o aluguel para uma farmácia, o que está descartado até o momento. O posto ficará na história e na saudade. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/02/2022 16h29
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.