Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

08 fevereiro 2022

Estado | Rádio Gaúcha completa 95 anos


Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a Rádio Gaúcha completa 95 anos de fundação. A emissora, que faz parte do Grupo RBS e desde 2017, também opera com o ecossistema jornalístico GZH, foi fundada em 1927 como Rádio Sociedade Gaúcha, na época em que as rádios eram mantidas por sócios ao invés dos patrocínios que não existiam. A rádio está fazendo uma programação especial durante esta terça, ao vivo das ruas de Porto Alegre. 

Fundada por Alcides Cunha, Carlos Freitas, Leovegildo Velloso, Gabriel Fagundes Portella, Ivo Barbedo, Olavo Ferrão Teixeira e José Baptista Ferreira, começou na frequência de 1170 kHz e tinha estúdios no Grande Hotel, no Centro de Porto Alegre. Na década de 40, os estúdios passaram para o Edifício União e em 1957, foi comprada por  Maurício Sirotsky Sobrinho e Frederico Arnaldo Ballvé, sendo o embrião do atual Grupo RBS.

A emissora foi se modernizando ao longo das décadas, buscando a liderança no rádio gaúcho. Em 1971, estreou sob o comando do jornalista bageense Cândido Norberto, o programa Sala de Redação, com debates jornalísticos e mais tarde, o esporte, que foi agregado nos anos 80. O Grupo RBS comprou a Rádio Farroupilha e a Gaúcha passou para a frequência 600 kHz, antes usada pela Farroupilha. EM 1984, a emissora contrata vários profissionais da Rádio Guaíba, que estava em crise na época.

Em 1986, ano que também estreou seu slogan dado por Flávio Alcaraz Gomes, "A fonte da informação", mudado em 2022 para "A tua voz", a emissora inaugurou sua nova torre de transmissão no município de Guaíba, com 230 metros de altura, sendo a estrutura mais alta do país até 2012. Em 1994, inaugurou suas transmissões via satélite, formando a Rede Gaúcha SAT, que teve uma estreia de fogo, com a cobertura da Copa do Mundo dos Estados Unidos. A Rádio Batovi, de São Gabriel, integra a Rede até hoje. 

A Gaúcha passou a transmitir no dial FM, em 2008, na frequência 93.7, onde ficaria só a partir de 2021, com a desativação do sinal AM. A expansão para o interior aconteceu a partir de 2012, com a inauguração da Rádio Gaúcha Santa Maria 105.7, logo após a Rádio Gaúcha Serra, em Caxias do Sul e a Rádio Gaúcha Zona Sul, que tem seu sinal em Rio Grande e abrange Pelotas.

A partir de 2017, a Rádio Gaúcha teve seu portal unido com o do jornal Zero Hora, formando o ecossistema GaúchaZH, mais tarde reduzido para GZH e que conta também com um aplicativo integrado. A emissora tem seus estúdios na Avenida Ipiranga, junto com a sede da Zero Hora e os transmissores no Morro da Polícia. 

A emissora já teve gabrielenses que fizeram parte de sua equipe, o saudoso Rivadávia Barbosa Corrêa, que viria a fundar a Rádio RBC FM e Antônio Paulo de Oliveira, residindo atualmente na Serra Gaúcha. Outros nomes também foram lembrados, como Vicente Paulo Bisogno e seu irmão Francisco (Chicão), que foi operador de áudio. 

A Rádio Gaúcha acompanhou vários momentos históricos no RS, Brasil e Mundo, principalmente no esporte e jornalismo, e continua presente na nova realidade de conteúdo multiplataforma que faz parte de nossa vida. Parabéns! 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 08/02/2022 08h24
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.