Na próxima quarta-feira, 17 de novembro, o Gabinete do vereador Moisés Marques - Pai Moisés (PL) estará realizando o 1º Seminário Legislativo de São Gabriel do Cinquentenário da Consciência Negra do Estado do Rio Grande do Sul. O evento terá vários debatedores que abordarão a evolução da Consciência Negra e o combate ao racismo no Estado e em São Gabriel, das 14 às 18h, no Espaço Garden.
O evento tem como tema "Você não precisa ser negro para lutar contra o racismo" e tem entrada franca até esgotamento da lotação. Cinco palestrantes irão abordar temas diversos e a trajetória de conquistas nestes 50 anos de luta por direitos e igualdade racial. Autoridades municipais e entidades que representam essa luta estarão presentes para debater o tema.
Para o vereador Moisés, este primeiro encontro é um marco na luta pelos direitos dos negros em São Gabriel. “É muito importante o Poder Legislativo estar inserido nesse tema, e é ainda mais importante por ser o cinquentenário dessa data. Simbolicamente, este seminário é uma quebra de paradigmas que valoriza a história do elemento negro, contribuindo para erradicação do racismo estrutural em nossa sociedade”, declarou o vereador.
O seminário acontece na Semana da Consciência Negra, que faz referência ao dia 20 de novembro, data que remete a morte de Zumbi dos Palmares. Este dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país.
O poeta rosariense Oliveira Silveira, que foi um dos idealizadores do dia da consciência negra no Brasil e recentemente declarado Doutor Honoris Causa pela Unipampa, terá uma abordagem especial durante o seminário.
Os palestrantes serão os seguintes:
Rafael Cabral Cruz (Professor da Unipampa São Gabriel)
NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas)
José Fernando dos Santos (professor gabrielense)
"Para além do 20 de novembro"
Flávia Amaral (Rosário do Sul)
"Oliveira Silveira e a Consciência Negra"
Lourdes Florence da Rosa Corrêa (professora gabrielense)
"A importância de elementos simbólicos como ponto de referência na identidade racial da criança negra"
Homero Camargo Costa (São Gabriel)
"Religião de Matriz Africana e a Intolerância Religiosa"
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/11/2021 15h36
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com