12 novembro 2021

São Gabriel | Homenagem aos diretores tem palestra de Rossyr Berny

Rossyr Berny realizou uma palestra especial onde falou dos professores, histórias e da poesia e cultura, em evento em homenagem aos diretores escolares nesta sexta em São Gabriel

Na manhã desta sexta-feira, 12 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel realizou um evento especial em homenagem ao Dia do Diretor de Escola, comemorado hoje. Sediado no Auditório do IPRESG, o evento teve palestra especial do jornalista, escritor e proprietário da Editora Alcance, Rossyr Berny, que homenageou os professores com poemas especiais.

Evento aconteceu no Auditório do IPRESG, no Centro da cidade

Diretores das escolas municipais compareceram em grande número e dentro dos protocolos

O evento teve a presença dos diretores das escolas da rede municipal de ensino, integrantes da equipe técnica da Secretaria, o Secretário Edjor Borges e o vice-prefeito Lucas Menezes, representando o prefeito Rossano Gonçalves. Rossyr destacou por meio de seus poemas, a admiração aos professores, classe esta que fez parte sua irmã, Maria Carolina Berny de Oliveira, morta por atropelamento após a Páscoa de 1973 quando se deslocava para a Escola Aquiles Porto Alegre, no Bairro Medianeira, que veio a receber seu nome em sua homenagem. 

Rossyr ainda convidou para se manifestar a diretora da Escola Municipal do Campo Mascarenhas de Moraes, Maria Sodenir Freitas (Sodê), que leu um poema escrito por ela em homenagem aos colegas e que fará a sessão de autógrafos do seu livro, "Nada cale a nossa voz!", apresentado pela Editora Alcance na recente Feira do Livro, em 2 de dezembro no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo). Em homenagem ao ilustre convidado, a professora e diretora da Escola Sitio do Pica-Pau Amarelo, Bárbara Schneider, declamou um poema que ilustra a tristeza que seria a ausência de Rossyr Berny. 

Diretora Maria Sodê, que escreveu livro pela Editora Alcance, também apresentou homenagem aos colegas

Professora Bárbara Schneider declamou poema em homenagem a Rossyr...

...que no final recebeu homenagem da Secretaria, entregue pelo titular, Edjor Borges

Uma homenagem à professora Claudia Hoffmann Jardim, falecida recentemente, foi feita pela própria Sodê, que era amiga da profissional. O poeta recebeu um presente do Secretário Edjor, em nome dos diretores e em agradecimento ao momento cultural proporcionado, além de uma lembrança aos diretores pelo seu dia.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/11/2021 18h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.