Poeta rosariense Oliveira Silveira receberá mais um título póstumo de Doutor Honoris Causa, pela UFRGS, onde teve sua vida e formação acadêmica (foto Tania Meinerz/divulgação)

Dias após ter seu nome confirmado como Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o poeta rosariense Oliveira Silveira também será homenageado com o título pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se formou em 1966 no curso de Letras. A homenagem póstuma foi confirmada pela instituição nesta sexta-feira (26), em Porto Alegre. 

Oliveira, que é um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra no Brasil, data que completou 50 anos de sua celebração em 2021, será o primeiro intelectual a receber a homenagem de forma póstuma. Além de trazer em seus versos a questão racial, ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, junto com Antônio Carlos Côrtes, Vilmar Nunes e Ilmo da Silva, que nos anos 70, iniciou a discussão da importância de parar de comemorar o 13 de maio, assinatura da Lei Áurea e passar a celebrar o 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. A homenagem deverá ser recebida pela filha, Naiara Silveira. 

Nascido em 1941 em Rosário do Sul, na localidade de Touro Passo, Silveira mudou-se para Porto Alegre aos 18 anos para estudar no Colégio Júlio de Castilhos e ao ingressar na UFRGS, conheceu intelectuais negros, mergulhando nos estudos e criando maior consciência sobre a questão racial. Ele lançou diversos livros de poesias, sendo que o principal deles, "Banzo, Saudade Negra: Poemas", de 1970, chamou a atenção para a situação do negro no país e no Rio Grande do Sul, vindo a ser premiado pela obra. 

Ele faleceu em 2009, mas sua obra continua viva e foi homenageado este ano, inclusive em São Gabriel, com um memorial em sua homenagem e a realização do 1º Seminário da Consciência Negra, pelo vereador Moisés Marques (PL) e o título de Doutor Honoris Causa pela Unipampa e agora, UFRGS. A estudiosa de sua obra é a professora Sátira Machado, docente de Culturas Afro-gaúchas da Unipampa. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/11/2021 11h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.