Treze anos após sua última participação, no ano de 2008, o Guarany de Bagé retornou à Primeira Divisão do Gauchão e será o representante da região na Série A em 2022. A classificação à final da Série A2 do Gauchão (antiga Divisão de Acesso) e consequentemente, os finalistas já estão classificados para o Gauchão do ano que vem, veio com vitória sobre o Avenida de Santa Cruz por 2 a 1 neste domingo (21), no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé.
O alvirrubro se preparou como nunca para esta decisão, onde a torcida foi em peso à sua casa. Os gols foram marcados por Luis Fernando (contra para o Guarany, ao tentar cortar lançamento de Wallan Luan), aos 14 minutos e aos 41 do primeiro tempo, o drama veio com o empate do Avenida com Henrique Ávila, em lance duvidoso onde o bandeirinha assinalou impedimento mas o árbitro confirmou o gol. O torcedor índio estava furioso com os sucessivos erros de arbitragem e inflamou o time.
E logo no começo da segunda etapa, com um minuto, o craque Welder colocou o Guarany em vantagem, marcando 2 a 1. O alvirrubro perdeu várias chances de ampliar o placar e conseguiu administrar o resultado. O atacante gabrielense Maurício Ferreira, que integra a equipe e enfrentou seu ex-time, foi decisivo no acesso do Guarany, marcando gols importantes e participando de outros marcados.
Agora, o Guarany, já garantido no Gauchão 2022, se torna o representante da região na elite e vai decidir o título com o União Frederiquense, de Frederico Westphalen e que teve também, assim como o alvirrubro, a melhor campanha em sua chave e igualmente classificado para a Série A do próximo ano. O clube de Bagé, fundado em 1907, é o terceiro maior vencedor do Gauchão, apenas atrás da dupla Gre-Nal.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 21/11/2021 20h29
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com