Nova variante da covid-19 descoberta na África do Sul coloca saúde mundial em alerta (foto divulgação) |
Nesta sexta-feira (26), o mundo ficou sobressaltado com o anúncio de uma nova variante da covid-19, descoberta na África do Sul. A variante B.1.1.529, batizada pela Organização Mundial da Saúde de Omicron, segundo o alfabeto grego, gera preocupações de especialistas de saúde do mundo inteiro.
Ainda está se estudando quais são os riscos e a transmissibilidade da nova variante, mas é considerada preocupante por ter 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal: a própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante. Ao menos nove países ou territórios já anunciaram restrições a voos para nações africanas devido à nova variante, que já registra casos em países como Israel.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro diz que tomará medicas racionais para estrangeiros, mas descarta lockdown e responsabiliza mais uma vez governadores e prefeitos, também falando que não deveria ter Carnaval.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/11/2021 17h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com