Última viagem: comunidade se despediu de Caio Rocha nesta manhã de quinta, 11 de novembro |
A comunidade gabrielense se despediu do professor, desportista e ex-vereador Caio Flávio Lopes Rocha (foto ao lado), morto na quarta-feira (10) aos 73 anos. O velório aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de São Gabriel, atendendo um dos últimos pedidos em vida do agora saudoso parlamentar. O sepultamento foi no final da manhã desta quinta-feira (11) no Cemitério local.
Colegas e amigos das várias áreas que ele integrou em sua vida vieram se despedir dele e prestar condolências à esposa Elaine e as filhas Mariana e Marcela, além dos irmãos e demais familiares. O legado de Caio para a comunidade gabrielense foi lembrado por todos os presentes.
Nascido em 12 de outubro de 1948, seguiu a vocação de sua família, que era de professores. Foi desportista destacado na sua juventude. Fez parte da equipe do Esporte Clube Cruzeiro que venceu o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso em 1965. Chegou a ser contratado pelo Grêmio, desistindo do contrato para voltar para São Gabriel.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria em 1974.
Ingressou na vida pública na Aliança Renovadora Nacional (Arena), e ao longo da vida pública sempre permaneceu na mesma legenda, que alterou seu nome para PDS, PPR, PPB, PP e, mais recentemente, Progressistas. Foi líder do governo no Poder Legislativo na gestão do então prefeito Eglon Meyer Corrêa, e presidente da Câmara de Vereadores em 1992 e presidente da Comissão de Constituição e Justiça nos anos de 2001 e 2003.
Como parlamentar, teve uma trajetória ligada à defesa da Educação, e uma atuação efetiva pela defesa do esporte e da cultura. Foi autor de dezenas de leis municipais, e teve um papel crucial em favor de que São Gabriel recebesse o acervo da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, hoje instalado na antiga estação férrea, o Museu Gaúcho da FEB.
Foi vereador por sete mandatos, tendo disputado oito eleições, a última delas em 2016. Destacou-se sempre como defensor da educação pública, do incentivo ao desporto e da produção primária. Um de seus legados foi também a defesa da liberdade de imprensa. É fruto de lei de sua autoria o monumento em homenagem ao Jornal “O Imparcial”, existente na Praça Doutor Fernando Abbott.
Por seu legado como legislador e homem público, em Abril de 2021, foi agraciado com o título de Gabrielense Emérito pela Câmara de Vereadores, em proposta de iniciativa do vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes (Patriotas). Era um apaixonado torcedor do Grêmio.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/11/2021 14h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com