Fim do sonho santamariense: ESA irá para Recife, em decisão anunciada por Bolsonaro em live (foto reprodução/Exército)

O sonho de Santa Maria de receber a Escola de Sargentos das Armas (ESA) acabou de forma amarga na noite de quinta-feira (21). Em sua tradicional live das quintas, o presidente da República Jair Bolsonaro antecipou o anúncio da decisão do Alto Comando do Exército: as instalações da escola irão para Recife, na região Nordeste do Brasil. 

Segundo informações do Exército, a escolha foi por critérios técnicos, justificada pelos seguintes fatores: ser uma região com menos investimentos do que o Sul e Sudeste, que já teriam muitas unidades e instalações militares e que Recife é próxima do berço do Exército que é Guararapes. 

Santa Maria batalhava pela ESA e tinha credenciais suficientes para ser escolhida, como por exemplo, ter o maior contingente militar do País perdendo somente para o Rio de Janeiro e ser a "capital dos blindados". Não se descarta também que o fator político possa ter influenciado, visto que o presidente Bolsonaro precisa de apoio do Nordeste, onde tem grande rejeição e o mesmo tem conflitos com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pré-candidato à presidente. 

A decisão repercutiu em Santa Maria na noite de quinta, lamentada porque a Prefeitura já tinha preparado terreno e estrutura para receber o investimento, que poderia chegar a R$ 2 bilhões em circulação no município e na região. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/10/2021 08h50
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.