24 outubro 2021

É fake: abate de cavalos não foi em São Gabriel

Suposto abate de cavalos indicado como sendo em São Gabriel na verdade ocorreu em Pelotas há cerca de três meses atrás (fotos reprodução WhatsApp)

Uma suposta informação de que um abate clandestino de cavalos teria ocorrido em São Gabriel não se confirmou e é uma notícia falsa (fake news). Fotos circularam em grupos de WhatsApp dando por conta de que dois homens foram presos por abate de cavalos para fazer embutidos, mas não é verdade - as fotos se trataram de um caso ocorrido em Pelotas, no mês de junho de 2021. 

As fotos mostravam um cavalo carneado em um local afirmado por alguns que repassaram as mensagens como sendo no Corredor das Pontes Brancas e outros como sendo a localidade do Passo do Ivo. Os boatos ainda davam conta que os animais seriam abatidos para fabricação de embutidos como linguiça. A reportagem buscou com as autoridades policiais e não houve nenhuma ocorrência registrada do tipo. 

Conversamos com a protetora e vereadora Jana França, que buscou informações e conseguiu confirmar com demais protetoras nas redes sociais que o caso na realidade ocorreu em Pelotas há cerca de três meses atrás, o que foi confirmado em reportagens de sites na época - foi uma ocorrência de prisão de dois homens por abate clandestino de cavalos flagrada pelo 1º Batalhão Ambiental daquela cidade, onde quatro cavalos seriam abatidos e 400 quilos de carne foram apreendidas e descartadas. Alguns leitores também falaram de um caso ocorrido em Santana do Livramento, na mesma época.

A vereadora orienta à comunidade que quando ocorrerem casos deste tipo, que procurem à Delegacia de Polícia para denúncias, no Cartório Especializado que é coordenado pela escrivã Cristiane Sampaio. 

Quanto à boatos e notícias falsas, sempre confie na imprensa para conferir se são verdade, pois checamos primeiro. Se não for confirmado, não chegamos a noticiar, mas neste caso e em todos os outros, informamos que era boato e falso. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/10/2021 15h06 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.