Alunos da Escola Marques Luz realizaram projeto de conscientização sobre o descarte correto do lixo no Bairro Cidade Nova, nesta quinta, 28 de outubro |
Para tentar resolver um problema que não deve ser comum só ao local afetado, os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual José Sampaio Marques Luz, no Bairro Cidade Nova, deram início a um projeto de conscientização de descarte correto do lixo junto aos moradores do bairro nesta quinta-feira (28).
Situação é assim: moradores deixam lixo fora dos horários de coleta nas proximidades do educandário, em ambas as esquinas (foto André Chagas) |
Na atividade pedagógica, alunos fizeram cartazes chamando a atenção para a importância da educação ambiental |
Atividade foi realizada nos turnos da manhã e tarde, com saídas pelo bairro |
Segundo o diretor do educandário, professor André Chagas, o objetivo é pedir a colaboração dos moradores para que não coloquem mais o lixo doméstico nas esquinas em frente à escola, principalmente fora dos dias e horários de coleta. Os alunos dos turnos manhã e tarde confeccionaram cartazes e entregaram panfletos nas proximidades da escola para os moradores.
"Alguns moradores ao invés de colocar o seu lixo doméstico em frente as suas casas nos dias que ocorre a coleta pela empresa que presta esse serviço, colocam o lixo no referido local e fora dos dias previstos para esta coleta, ocasionando assim, um grande acúmulo que acaba, pela ação do vento, de animais e da chuva, se espalhando pelas ruas, calçadas e bueiros. Por isso, desenvolvemos este projeto de conscientização envolvendo a comunidade escolar", explica o diretor.
Alunos apresentaram cartazes... |
...e logo após, saíram pelos arredores do educandário entregando panfletos chamando a atenção para os dias corretos da coleta de lixo no Bairro |
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Secretário André Focaccia, deu suporte com a limpeza do local e apoiou a ideia da comunidade escolar. Após, todos saíram para uma caminhada pelo bairro para distribuição de panfletos nas residências pedindo a colaboração da comunidade para não mais depositar o seu lixo nos referidos locais e observar os dias corretos da coleta no bairro que, ocorrem, sempre, nas terças, quintas e sábados a partir das 7h da manhã.
Além disso, a Cooperativa Minuano passa todas as sextas-feiras pelo bairro para recolher o lixo reciclável, no caso, papel, papelão, plástico, latas de alumínio e vidros. A atividade realizada por alunos e professores culminou com o plantio de mudas de árvores no local.
Agora a escola, e também os moradores do bairro, vivem a expectativa de serem contemplados por parte da Prefeitura Municipal com a efetivação de um projeto de revitalização do local com a colocação de bancos, brinquedos e aparelhos de ginástica, "para que toda a comunidade possa usufruir de forma aprazível do local e, claro, sem a presença do lixo", finalizou André Chagas.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/10/2021 18h04
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com