Após mais de um ano e meio sem atividades presenciais, campi da Urcamp retomam aulas presenciais de forma gradativa a partir de quinta, 23 de setembro |
Anunciada na última semana pela Reitora Lia Quintana, a retomada de atividades presenciais no Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, acontecerá a partir desta quinta-feira, 23 de setembro, em todos os campi da instituição. A retomada será gradual e a ideia é que inicialmente, cada curso tenha um dia na semana para oferecer suas aulas presenciais, sem que os alunos adiram obrigatoriamente, incluindo São Gabriel.
A retomada foi anunciada durante evento realizado na última semana em Bagé, para homenagear o presidente da OAB Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, com o título de doutor honoris causa e que foi também teste. Os alunos podem optar por frequentar presencialmente ou continuar no ensino virtual até que a situação normalize. A instituição elaborou uma série de protocolos para permitir o retorno gradual com os cuidados sanitários. Os alunos devem comunicar os coordenadores/professores sobre optar pelo presencial ou seguir o acompanhamento virtual.
Medidas como chegar mais cedo em aula, manter o uso da máscara, evitar grupos e aglomerações, usar seu próprio álcool gel, garrafa d'água e material de trabalho, assim como manter o distanciamento social são recomendadas. Os setores de atendimento aos estudantes seguirão virtuais, com solicitações pelo chat e o contato de WhatsApp da Urcamp.
“Mesmo durante a fase de distanciamento, a Urcamp manteve diariamente suas aulas virtualizadas desenvolvidas no mesmo período das aulas convencionais. Isso nos permitiu garantir ensino de qualidade pelo uso das tecnologias e, também, não prejudicar o calendário de formaturas”, explica a reitora Lia Maria Herzer Quintana. A reitora antecipa que o momento ainda é de cautela, mas é necessário reativar a presencialidade a fim de dar continuidade às atividades de integração entre os alunos, já que algumas atividades práticas e laboratoriais foram gradativamente retomadas com sucesso. “Cada curso vai voltar às aulas um dia na semana. Esse calendário será definido de acordo com as demandas e especificidades apontadas pelos coordenadores junto à Direção Acadêmica”, completa.
Além de retomar os encontros presenciais um dia na semana, a Direção de Ensino e a Coordenação Acadêmica de Graduação i orientam os professores a garantir o acompanhamento das aulas de forma híbrida. Aqueles estudantes que durante o período precisaram alterar sua situação de moradia ou de transporte (há um grande contingente que viaja até a sede de suas aulas) poderão acompanhar os encontros de maneira virtual de maneira síncrona por videoconferências ou, ainda pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de forma assíncrona.
A reitora Lia destaca que, ainda que o momento permita a retomada presencial, a Pandemia do Coronavírus ainda é um desafio para todo o mundo. “Então, estamos oferecendo um modelo de retorno ao presencial que pode sofrer alterações de acordo com as necessidades que forem descobertas no caminho. Mas estamos prontos para corrigi-lo sempre que necessário”, conclui. A Urcamp oferece aos professores, coordenadores e estudantes um protocolo completo com as condutas adequadas sobre a convivência em grupos em ambiente de prevenção. O material pode ser acessado no site do Centro Universitário da Região da Campanha.
O que muda
* Os cursos terão aulas presenciais um dia na semana a partir do dia 23 de setembro
* Os estudantes com dificuldades para se fazerem presentes poderão optar por acompanhar seus conteúdos ou atividades de maneira síncrona ou assíncrona;
* Cada curso vai estabelecer seu dia de aulas presenciais na semana;
* Alguns cursos podem optar por uma retomada diferenciada em função de especificidades como transporte e quantidade de alunos por sala.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 21/09/2021 21h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com