Cinco municípios registraram mortandade de abelhas neste final de semana, entre eles São Gabriel (foto Aldo Machado dos Santos) |
Neste final de semana, produtores de cinco municípios, entre eles, São Gabriel, sofreram prejuízos com mortandade de abelhas em seus apiários. O Coordenador da Câmara Setorial de Apicultura e presidente da Cooapampa, Aldo Machado dos Santos estima que a quantidade perdida possa chegar a 10 milhões em São Gabriel e nos municípios de Canguçu, Dom Pedrito, Encruzilhada e Rosário do Sul.
Ele próprio foi afetado. Em uma de suas áreas onde tem produção de mel, contabilizou até o momento cem colmeias afetadas. Amostras foram coletadas e há a suspeita de que a morte das abelhas tenha sido por causa do inseticida fipronil. Desde 2018, casos semelhantes vêm sendo registrados no Rio Grande do Sul, com laudos apontando a presença desse e de outros agrotóxicos.
Até setembro, a Secretaria da Agricultura contabilizava 24 ocorrências de mortandade de abelhas. Dessas, 19 tiveram amostras enviadas para análise laboratorial. E 11 deram positivo para a presença do fipronil. Nas outras cinco coletas, não foi possível encaminhar para exame porque a ferramenta que viabilizava isso chegou ao fim em julho. Era um acordo judicial firmado pelo Ministério Público do Estado. Agora, o órgão debate com a Agricultura, a indústria e a Federação da Agricultura do Estado novas formas de custeio das análises laboratoriais.
A Secretaria Estadual da Agricultura reforça que os apicultores devem continuar procurando a Secretaria, para que se determine a causa da morte. No ano passado, até setembro, 42 amostras haviam sido contabilizadas. Dessas, 37 deram positivo a presença de químicos, dos quais apenas em uma não era o fipronil. Santos, que também é coordenador da comissão de apicultura da Farsul e da Comissão Técnica da atividade na Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), observa que, desanimados, muitos produtores têm desistido de registrar a ocorrência.
O problema no caso desse inseticida está quando é feita a aplicação foliar, quando o recomendado é o uso para tratamento da semente. O inseticida é usado para matar insetos que atacariam os grãos, mas que vem causando a morte de abelhas pelo Estado.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GauchaZH
Data: 28/09/2021 17h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com