Jogos do São Gabriel poderão ter público em breve; Governo do Estado autorizou retomada do público com até 40% da capacidade por setor, o que deverá ser regulamentado até sexta-feira (foto arquivo C7)

Na quarta-feira (1º), o Governo do Estado anunciou que permitirá uma série de liberações em eventos a partir dos próximos dias. Entre elas, a volta do público nos estádios do Rio Grande do Sul, com restrições e a partir de outubro, liberação das pistas de dança em festas infantis, sociais e eventos de entretenimento, mas não em shows e casas noturnas.

As permissões levam em consideração os dados positivos no Estado, como a ausência de novos alertas ou avisos no sistema 3As de monitoramento da pandemia pela terceira semana seguida e a tendência de queda no número de internados com suspeita ou confirmação para a covid-19. 

O retorno dos torcedores aos estádios depende da publicação dos protocolos no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer até sexta-feira (3). Mas algumas regras serão as seguintes: o público ficará limitado a 40% da capacidade por setor e com teto de 2,5 mil pessoas. Medidas básicas de higiene, como uso obrigatório de máscara, devem ser seguidas. 

Já as pistas de dança em festas infantis, sociais e em eventos de entretenimento poderão ser ocupadas a partir de 1° de outubro, respeitando o teto de 150 pessoas dentro do protocolo variável — aquele que o governo definiu para determinada atividade e que é passível de modificação. Se decidido e autorizado pelas regiões, a ocupação poderá chegar até 350 pessoas. Máscaras também são obrigatórias. Por enquanto, essa liberação não serve para casas de shows e casas noturnas.

Com a medida, as Prefeituras ainda terão de divulgar novos decretos para a regulamentação desta liberação de público, o que deve levar um tempo ainda. No caso do Gauchão Série A2, isso pode ocorrer nos próximos dias e o Esporte Clube São Gabriel, por exemplo, poderá voltar a receber público no Estádio Municipal. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/09/2021 09h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.