Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

24 setembro 2021

9º RCB encerra comemorações dos 103 anos com formatura

Solenidade nesta sexta-feira, 24 de setembro, concluiu as comemorações dos 103 anos do 9º RCB

Para comemorar os 103 anos de fundação, o 9º Regimento de Cavalaria Blindado, de São Gabriel, realizou uma formatura especial no pátio interno do "Regimento João Propício", adaptada dentro dos protocolos de saúde e prevenção à covid-19. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 24 de setembro e teve a presença de autoridades civis e militares.

Militares que passaram pela unidade, assim como os prefeitos Rossano Gonçalves (São Gabriel), Sergio Coradini (Vila Nova do Sul) e Olmiro Teixeira (Santa Margarida do Sul) se fizeram presentes, bem como representantes das cidades de Lajeado e Arroio do Meio, que tem seus jovens prestando serviço militar na unidade de Cavalaria.

Autoridades civis e militares da cidade e região se fizeram presentes às comemorações

Colaboradores civis e militares foram homenageados com os diplomas de "Amigo do Regimento" e a Medalha João Propício

A solenidade teve a entrega de diplomas de "Amigo do Regimento" e da Medalha João Propício. A primeira homenagem foi para pessoas e empresas que colaboraram com a instituição neste ano, como por exemplo, o Coronel Moacir dos Santos Menezes (atual comandante da Coudelaria do Rincão, em São Borja); o comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, Major Gerson Mello, representado pelo Sargento Luiz Henrique Suchard Porto; o Corpo de Bombeiros de São Gabriel; a Secretária de Saúde Katia Raposo Pereira e a enfermeira Kaliandra Cechin, da unidade covid-19; representantes das Juntas Militares de São Gabriel, Arroio do Meio e Lajeado; e das empresas Urbano Agroindustrial e Vanhove, entre outros.

Com a Medalha João Propício, foram agraciados vários militares da Guarnição Federal de São Gabriel e demais unidades. A solenidade foi concluída com a palavra do comandante, Tenente-Coronel Adriano Posseti de Souza Dias, além de desfile da tropa e uma demonstração de operações militares das unidades do 9º RCB. 

Na semana anterior, abrindo as atividades, convidados praticaram e conheceram os armamentos utilizados nas instruções militares no Campo de Instrução sediado na Invernada da Reiúna, região que sedia os campos das unidades militares. 

Tenente-Coronel Souza Dias ressaltou o papel do Regimento na história de São Gabriel, Rio Grande e Brasil

Programação foi encerrada com demonstração das unidades militares que compõem o Regimento

BREVE HISTÓRICO
O atual 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB), situado na cidade de São Gabriel/RS, foi criado em 25 de fevereiro de 1915, mas só implantado três anos e meio depois, a 28 de setembro de 1918, com o nome de 2º Corpo de Trem, aquartelado na região de Monte Belo, Juiz de Fora, Minas Gerais. Já no ano seguinte, 1919, passou a denominar-se 4º Corpo de Trem e em 1921 teve novamente sua denominação alterada para 14º Regimento De Cavalaria Independente (14º RCI), com nova organização estrutural, só concluída em 1º de maio de 1922. 

A 29 de junho de 1924, o 14º RCI embarcou com todo o pessoal, material e animais de montaria com destino à sua nova sede em São Gabriel/RS. Após ser reembarcado na Estação Benfica da Central do Brasil, Rio de Janeiro, o Regimento seguiu destino, chegando em São Gabriel no dia 9 de julho às 17h30. Uma viagem de 11 dias por via ferroviária passando por diversas cidades.

Ainda nesse ano foi renomeado como 9° Regimento de Cavalaria Independente (9º RCI). Quando a tropa chegou em São Gabriel o aquartelamento ainda estava em construção, a qual durou de 1922 a 1925. A Companhia Construtora de Santos foi a principal responsável pela construção do atual quartel do 9º RCB.

Após 22 anos, em 1946, o 9° RCI passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria (9º RC). No ano de 1937, a Unidade recebeu a denominação histórica de “Regimento João Propício”; justa homenagem ao Marechal de Campo João Propício de Figueiredo Menna Barreto, Comandante do “Exército do Sul” em 1864/1865, gaúcho de Rio Pardo.

Em 31 de outubro de 1968, o 9º RC teve sua estrutura profundamente alterada, deixando de ser hipomóvel e recebendo, a partir de 1º de janeiro de 1969, viaturas blindadas, passando à denominação de 9º Regimento de Cavalaria Blindado.

O Estandarte Histórico do 9º RCB é datado de 1941, sendo nele destacada a vitória brasileira, a comando do Marechal João Propício, na Batalha de Paysandu, em 1° de janeiro de 1865. O aniversário do Regimento é comemorado a 28 de setembro, data em que foi efetivamente implantado, em 1918.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/09/2021 16h52 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.