Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

18 agosto 2021

Secretaria de Turismo deverá se mudar para o Sobrado da Praça

Sede da SEDEC deverá ir para o Sobrado da Praça em breve, retornando ao local que era antes da restauração do prédio, entregue em 2014

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (SEDEC) deverá se mudar para um antigo lar, renovado há muitos anos. A pasta, que tem como titular o músico Rogério Melo, deverá voltar para o Centro Cultural Sobrado da Praça, onde esteve por muitos anos antes da sua restauração, em 2014. 

Segundo o Secretário, um pedido foi feito ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (IPHAN), onde aguarda retorno. Por parte do Conselho Municipal de Cultura, já há a aprovação para que a Secretaria possa se instalar no prédio. "Esperamos que o quanto antes possamos nos mudar para lá, somos um apaixonado pelo prédio e dessa forma, também daremos funcionalidade e preservar o local", afirmando que tem vários projetos para dar vida ao local com a retomada pós-pandemia.

O Centro Cultural Sobrado da Praça abriga o Conservatório Musical, a Biblioteca Pública e salas para realização de exposições históricas e de leitura, além de ter um elevador para os três pisos e sistemas de acessibilidade, além de um terraço. O local foi de propriedade do casal de açorianos Francisco e Águeda Luiza Carvalho, foi concluído em 1826 e tem dois pisos. 

A parte externa foi construída com pedras e a interna, com taipas. Durante os anos 60 e 70 o local foi uma hospedaria, mas estava aos poucos, se deteriorando e "virando tapera", conforme registros postados pelo professor Beraldo Figueiredo no Facebook. O imóvel foi tombado em 1984 pelo IPHAN e em 2009, o Instituto Harmonia fez seu projeto de restauração, sendo que dois anos depois, a Prefeitura desapropriou o prédio para a restauração.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/08/2021 10h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.