Quarta-feira tinha começado com chuva, mas tempo melhorou e o calor retornou em São Gabriel; tendência é de temperaturas aumentarem até a sexta-feira, 20 de agosto, quando as chuvas retornam |
O Rio Grande do Sul vive uma semana de intensa variação no tempo. Depois do calor de ontem, a madrugada desta quarta-feira (18) teve temporal e até queda de granizo em Pelotas, no Sul do Estado. Segundo a Somar Meteorologia, algumas cidades do Norte e Fronteira Oeste também já registram as máximas de hoje, chegando na casa dos 30°C. Na quinta-feira, o calor volta, podendo marcar 35ºC em algumas regiões. Em São Gabriel, a chuva atingiu a região Sul do interior do município, mas foi pouca na zona urbana.
Mas será na quinta-feira (19), que entra de vez em cena o calorão, fazendo as temperaturas ultrapassarem os 30°C em diversas cidades gaúchas. No Norte, os termômetros podem ir aos 35°C. Isso ocorrerá porque age sobre o Estado uma área de baixa pressão, que propicia a concentração de umidade e de calor. Somado a ela, há um fluxo de calor vindo do interior do Brasil e também a presença de uma pré-frontal, que carrega ventos mais quentes.
Os prognósticos apontam ainda que, na sexta-feira (20), as temperaturas caem novamente – ficando na casa dos 27°C – e preparam o terreno para a chegada de uma nova frente fria. Fenômeno que se caracteriza pelo choque de uma massa de ar quente com uma de ar frio. E a chuva poderá retornar entre sexta-feira e sábado, segundo a Somar Meteorologia.
A frente fria varrerá o território gaúcho de Oeste a Leste, por isso, haverá mais instabilidade e frio na Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Litoral durante o sábado (21). Caçapava do Sul terá mínima de 6°C, Bagé e São José dos Ausentes registrarão 8°C. A expectativa é de que as máximas não ultrapassem os 14°C.
No domingo (23), o tempo volta a ficar com máximas mais elevadas, chegando a 24°C. A chuva seguirá presente no Estado, mas em menor volume. Espera-se que chova, aproximadamente, 10 milímetros na metade Sul. As condições de frio e instabilidade darão uma trégua, porque a frente fria que age sobre o Rio Grande do Sul perderá intensidade por estar próxima do oceano. Na Capital, a mínima será de 16°C; Pelotas, no Sul, por sua vez, deve registrar mínima de 10°C; em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, e em Bagé os termômetros poderão marcar 12°C.
Em São Gabriel
O dia começou com tempo nublado em São Gabriel, com registros de chuva no sul do município, próximo à divisa com Lavras do Sul, mas pouca chuva na zona urbana, que foi rápida por volta das 8h da manhã. Mas o sol retornou e o calor também. As temperaturas por volta das 14h já eram de 24ºC.
A temperatura deverá entrar em elevação até quinta, quando está prevista uma máxima de 32ºC e mínima de 19ºC. Na sexta (20), a chegada de chuvas deverá derrubar as temperaturas, com máximas de 22ºC e mínimas de 13ºC e as máximas de 20ºC e mínimas de 13ºC, no sábado, 21 de agosto. O domingo deverá registrar melhora do tempo e nova elevação, com máximas de 26ºC e mínimas de 18ºC.
Mas a semana poderá ter retorno das chuvas na segunda-feira, 23 de agosto, com previsão de se estender até quarta, 25 de agosto.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GZH e AccuWeather
Data: 18/08/2021 14h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com