Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

29 agosto 2021

Nesta segunda, comemoram-se os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi

Heroína farroupilha completa 200 anos de nascimento nesta segunda-feira, 30 de agosto (foto reprodução)

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, serão lembrados os 200 anos de uma mulher à frente de seu tempo e emblemática na história do Rio Grande do Sul: Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e que consta no livro de heróis da República. Companheira de Giuseppe Garibaldi, "o herói de dois mundos", ela passou por São Gabriel por alguns dias em março de 1841, durante a Revolução.

Para lembrar a data, o Governo do Estado abrirá as portas do Palácio Piratini às 15h desta segunda-feira, para lembrar o bicentenário de nascimento de Anita com apresentações artísticas e lançamentos de projetos que homenageiam a heroína da Revolução Farroupilha (1835-1845). A comemoração terá início com a Cavalgada Feminina "Triunfo a Anita Garibaldi”, com a participação de policiais femininas da Brigada Militar e membros do Instituto Anita Garibaldi. Elas sairão do Gasômetro às 14h20, em direção ao palácio.

Às 15h, haverá o lançamento da exposição "Anita Garibaldi entre tempos e acervos", com a apresentação da historiadora Luciana de Oliveira, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHRGS). Também haverá o lançamento da edição impressa do “Caderno de Anita”, obra de Elma Sant’Ana, que percorre toda a trajetória da heroína.

O clipe oficial dos Festejos Farroupilhas 2021 será apresentado, com a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e das cantoras Marlene Pastro, Maria Luiza Benites, Loma, Shana Muller e Luiza Barbosa. Marlene e Luiza também farão a apresentação artística de encerramento.

Bicentenário de Anita Garibaldi
Anita, batizada Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu nos arredores de Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821. Conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, mesmo ano em que o guerreiro chegou a terras lagunenses. Foi ele quem lhe conferiu o apelido.

Juntos, estabeleceram uma vida de parceria no amor, na família e na guerra, incluindo a Revolução Farroupilha. Grávida do seu quinto filho, ela adoeceu e morreu na Itália, em agosto de 1849. Sepultada sete vezes, seus restos mortais estão, atualmente, em um monumento da Colina do Gianícolo, em Roma, e o país a considera como Mãe da Pátria Italiana. No Brasil, Anita está inscrita no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Por meio do Decreto 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador Eduardo Leite instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano.

Para dar conta da programação, foi instituída uma comissão composta pelas secretarias da Cultura (Sedac) e de Turismo (Setur), pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), pelo Consulado Italiano em Porto Alegre, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto Anita Garibaldi e pelo IHGRS.

Do evento de segunda-feira, participarão o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, a historiadora e presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, Elma Sant'Ana, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, Liliana Cardoso, entre outras autoridades. A família de Anita será representada por seu bisneto Giuseppe Garibaldi, com uma mensagem em vídeo.

Anita passou por São Gabriel
Segundo o registrado pelo jornalista Nilo Dias, Anita Garibaldi esteve em São Gabriel junto com seu marido, Giuseppe, em 15 de março de 1841, onde permaneceram por dias no novo acampamento farroupilha, para abrigo das tropas que estavam em São Gabriel. Em uma carta, ela relatava o panorama difícil da Revolução, junto com seu filho Menotti, além da exaustão e da luta pelos ideais farroupilhas. Por aqui, conheceram Francesco Anzani, que foi um parceiro nas batalhas com o casal. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Governo do Estado 
Data: 29/08/2021 16h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.