![]() |
Ponte do Arroio Bossoroca, na BR-290 em Vila Nova do Sul, continuará restrita para tráfego de veículos pesados por mais 45 dias (foto divulgação DNIT) |
Apesar das cobranças dos prefeitos da região por conta dos prejuízos já gerados, a ponte do Arroio Bossoroca, na BR-290, deverá ficar interditada para caminhões e ônibus por mais 45 dias. A informação foi dada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta sexta-feira (27). O Prefeito de Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini (PDT) informou que esteve em reunião com diretores do órgão para cobrar agilidade, mas que não haverá soluções para amenizar o problema.
Segundo o informado pela Comunicação do DNIT, visando a segurança dos usuários da rodovia e a não interrupção total da ponte, o DNIT avança para uma segunda etapa nos trabalhos, que consiste no escoramento total da ponte, recuperação do vão central, reforço do bloco de fundação, pilares e o perfil metálico que fica abaixo da viga da ponte. Parte da estrutura que será instalada já está sendo montada no município de Canoas e deve ser entregue a partir da próxima quarta-feira (1º).
![]() |
Prefeito Sérgio Coradini esteve em audiência no DNIT e chegou a pedir a implantação de uma ponte do Exército, mas ideia não foi aceita (foto divulgação) |
Estará permitido somente em meia-pista o trânsito de veículos leves. O Prefeito de Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini, esteve em reunião com diretores do DNIT em Porto Alegre pedindo para agilização das obras. Ele informou que chegou a ser sugerida a colocação de uma ponte do Exército em paralelo à principal, mas foi negado.
O DNIT recomenda usar as demais BRs da região - sugere como rota alternativa para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria. Outra opção são as BR-153/RS, BR-293 e BR-158, via municípios de Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito até o retorno à BR-290/RS. Caminhoneiros que se deslocam de Uruguaiana em direção ao Porto de Rio Grande devem seguir pelas BR-158/RS, BR-293/RS e BR-392/RS - mas há o uso da estrada alternativa, pela RS-149, que é o que preocupa os prefeitos de Vila Nova e São Sepé.
Nesta semana, por exemplo, a ponte da divisa dos municípios já foi alagada pelas fortes chuvas desta semana, com a suba do Arroio Bossoroca. Um drama que vai durar pelo menos, mais um mês e meio.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 27/08/2021 15h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com