Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

12 agosto 2021

Há 20 anos, o São Gabriel Futebol Clube subia à Primeira Divisão


Às vésperas do início da Divisão de Acesso deste ano após a interrupção devido à pandemia, este 12 de agosto de 2021 se completam 20 anos do acesso histórico do antigo São Gabriel Futebol Clube ao Gauchão da Primeira Divisão. Em um dos campeonatos mais disputados já vistos, o São Gabriel, treinado por Cedenir Machado empatou em Santa Maria contra o Internacional e conquistou o vice-campeonato e a segunda vaga para a elite do futebol gaúcho no ano seguinte.

A equipe, que tinha nomes como Goico, Darzone, Iraqui, Alê Menezes, Márcio Ferreira e Canhão, foi à Santa Maria decidir uma das duas vagas. No Estádio Presidente Vargas naquela tarde de domingo, mais de mil gabrielenses foram prestigiar e torcer pelo multicolorido, presidido por Roque Hermes e que tinha como técnico, Cedenir Machado, que jogou com Felipão na época de Caxias.

O São Gabriel chegou à fase final credenciado por uma grande campanha naquele ano, eliminando equipes tradicionais como o Guarany de Bagé (onde um empate inédito na segunda fase forçou a realização de mais duas partidas extras, vencida pelo São Gabriel em casa após empate no Estrela D'Alva), Glória de Vacaria e Brasil de Pelotas. 

O São Gabriel jogava pelo empate ou vitória para subir à Primeira Divisão e ao Inter, só a vitória interessava. O jogo foi encardido, sendo que o Interzinho teve um jogador expulso na primeira etapa e mesmo assim, saiu na frente aos 20 minutos do segundo tempo, com Fábio Júnior. Mas o técnico Cedenir coloca o jogador Canhão, e aos 30 minutos do segundo tempo, em uma jogada pelo lado direito da área, a bola sobra para Canhão que desvia do goleiro Palmielli e marca o gol que cala o Presidente Vargas e incendeia a torcida gabrielense: 1 a 1. Resultado este que classificou o São Gabriel para a Primeira Divisão. 

Naquele domingo, a Praça ficou lotada para receber os heróis do acesso. O São Gabriel FC ficou por 4 anos consecutivos na elite do Gauchão onde decidiu em 2002 a final do interior com o Guarani de Venâncio. Disputou Brasileirão da Série D e Copa do Brasil e foi rebaixado em 2005, encerrando as suas atividades em 2009. Alguns nomes do Sanga no Acesso de 2001: Goico, Alex, Itaqui, Jaguarão, Darzone, Alê Menezes, Júlio César, Testa, Ivanildo, Canhão e Márcio Ferreira. 

E neste domingo, o Esporte Clube São Gabriel, que está atuante desde 2013, vai dar a largada para quem sabe, realizar um novo sonho dos torcedores gabrielenses de ver um clube na primeira divisão do futebol gaúcho, às 11h, contra o mesmo Internacional de Santa Maria. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/08/2021 15h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.