![]() |
Moradores do assentamento Conquista do Caiboaté clamam por melhorias nas estradas do local à Prefeitura de São Gabriel (fotos divulgação/enviadas por leitores) |
Os moradores do assentamento Conquista do Caiboaté, situado na região Sul do município, clamam por melhorias nas estradas. Por meio da moradora Diéle Silva, que enviou fotos e vídeos, a comunidade do assentamento pede que a Prefeitura de São Gabriel possa tomar providências para arrumar as estradas. A Prefeitura, por meio da Diretoria de Comunicação, informou que está fazendo projetos para atender o local mas até o fechamento da reportagem, não deu uma resposta.
Diéle disse que na última semana, com as chuvas, o ônibus escolar atolou na principal estrada do assentamento e os moradores pedem ajuda para melhorar as condições. "Nós aqui do assentamento, gostaríamos de saber da Prefeitura aonde vão verbas que o Incra manda (sic) para arrumar as estradas e nem caminhos para os alunos ir à escola não temos", lamentou.
![]() |
Veículos atolam no local e transitar para levar alunos fica difícil, reclama moradora |
Numa das vezes, um ônibus que seria usado para transporte de alunos (ou para atender os assentamentos) foi rebocado por um trator e mesmo assim, retirado com dificuldades devido à gravidade dos atoleiros. "Infelizmente, nós aqui do Conquista do Caiboaté somos esquecidos, não é justo", finalizou Diéle, que reforça que há cerca de cinco anos pedem por solução nas estradas da região.
O que diz a Prefeitura?
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que se manifestou por meio do Diretor de Comunicação Social, jornalista Cláudio Moreira. Sobe o atendimento ao assentamento, ele falou que há um cronograma de manutenção elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, que utiliza maquinário do Incra mediante convênio efetuado em 2008.
Sobre estes convênios e o questionamento dos recursos, ele afirmou que "não existe recurso enviado sistematicamente pelo Incra, salvo quando são celebrados convênios específicos" e que os convênios existentes são para obras em estradas como a do assentamento Madre Terra, que estão em andamento. Sobre o pedido do Conquista do Caiboaté, Moreira ficou de dar um retorno, o que não ocorreu até o momento.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/07/2021 20h29
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com