03 julho 2021

Caso das vacinas vencidas: Prefeitura de São Gabriel informa que lote foi aplicado em janeiro


Nesta sexta-feira (2), o jornal Folha de São Paulo informou que mais de 26 mil lotes de vacinas Oxford/AstraZeneca teriam sido aplicados fora da validade em mais de 1500 municípios brasileiros. Um dos lotes foi detectado em São Gabriel, mas a Prefeitura informou em nota que o lote 4120Z005, mencionado na reportagem, foi utilizado em janeiro, portanto, três meses antes do seu vencimento.

O lote tinha vencimento em 14 de abril. A Prefeitura de São Gabriel em nota, afirmou que o lote foi aplicado à população em janeiro, antes de seu vencimento. "Informamos que o referido lote mencionado na reportagem foi utilizado totalmente pela Secretaria Municipal da Saúde, antes, portanto, da data de vencimento das doses", informou. Estes lotes teriam sido originados do Instituto Serum, da Índia, que enviou as primeiras doses ao país e da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). 

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/07/2021 14h18
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.