23 junho 2021

Unipampa fecha parceria com Harvard para estudos da crise ambiental a partir de análise de fósseis

Unipampa Campus São Gabriel participa de investigação que envolverá fósseis para determinar causas de problemas ambientais similares aos que ocorrem na crise ambiental atual e selecionará dois pesquisadores para receber bolsas e participar dos trabalhos (foto arquivo C7)

Uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com um dos maiores centros universitários do mundo tem a participação do campus São Gabriel e irá ofertar duas bolsas de estudo para pesquisadores. Em uma iniciativa inédita, o Laboratório de Paleobiologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Museu de Zoologia Comparada de Harvard, irá investigar o registro biológico e geológico da grande extinção do Permiano presente em rochas do Pampa gaúcho.

Segundo o professor do Campus local, Felipe Pinheiro, para a assessoria de comunicação da universidade, o estudo visa analisar com pesquisas, as causas e consequências das grandes extinções em massa no passado e sua relação com as ações predatórias humanas que estão interferindo diretamente nos mesmos ciclos naturais que deram início a grandes crises bióticas do passado. Estes estudos serão fundamentais para o gerenciamento da alarmante crise ecológica que vivemos nos dias de hoje. 

Esta investigação estará em torno dos fósseis encontrados nesta região do Estado e terá financiamento do Lemann Brazil Research Fund, é coordenado pelo Dr. Felipe Pinheiro (Unipampa) e pela Dra. Stephanie Pierce (Harvard), com a colaboração do Dr. Tiago Simões (Harvard). A iniciativa irá receber dois pesquisadores a nível de pós-doutorado no Laboratório de Paleobiologia da Unipampa (Campus São Gabriel) além de financiar prospecções a campo em busca de novos fósseis e amplas ações de divulgação das novas pesquisas.

Entre os critérios gerais para concorrer às vagas estão: doutorado em zoologia, biologia evolutiva, ecologia, paleontologia ou áreas correlatas; fluência em inglês (especialmente em leitura e escrita); um histórico forte de publicações científicas e apresentações em conferências internacionais; e, capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe maior, bem como, qualificações específicas de cada projeto.

Para se candidatar, os interessados devem enviar os seguintes documentos em inglês para LemannPostdocBrazil@gmail.com:

1. Carta de apresentação descrevendo seus interesses e adequação para o cargo (recomendado: 1 página);

2. Curriculum vitae com uma lista completa de publicações;

3. Três exemplos de artigos publicados (em PDF);

4. Nomes e informações de contato de três referências acadêmicas.

As inscrições serão analisadas a partir de 1º de agosto de 2021 e continuarão sendo aceitas até a vaga ser preenchida. Para os contemplados com a vaga, será pago um valor mensal de 1100 dólares americanos ou R$ 6.246,00 (seis mil e duzentos e quarenta e seis reais) no primeiro ano.

Para saber mais, leia as chamadas:
Vaga de pós-doutorado Lemann Brazil 1 (Unipampa & Harvard University)
Tópico: Evolução de redes de nichos ecológicos terrestres no Triássico Sul do Brasil
 
Vaga de pós-doutorado Lemann Brazil 2 (Unipampa & Harvard University)
Tópico: Paleobiologia de vertebrados permo-triássicos do Sul do Brasil

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Unipampa 
Data: 23/06/2021 15h42
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.