Um dos programas de maior audiência do rádio e também polêmicos completou meio século nesta segunda-feira, 14 de junho. O programa "Sala de Redação", criado pelo jornalista bageense Cândido Norberto em 1971 para repercutir assuntos jornalísticos do Estado e País, além do esporte, comemora 50 anos com várias ações, entre elas um documentário em duas partes e o programa ao vivo da redação de Gaúcha ZH, que foi nesta segunda.
Criado pelo jornalista Cândido Norberto, que estava no jornalismo desde 1943 e teve passagem por várias rádios e também foi deputado estadual até sua cassação pelo regime militar em 1966, o programa era apresentado direto da redação da Zero Hora, na Avenida Ipiranga das 11 às 13h, com repercussão das notícias e dos jornais desde a madrugada e no seu final, do esporte. Com o microfone, Norberto circulava pelas mesas dos repórteres, indagndo que informação estava sendo apurada naquele momento.
O programa teve nomes como Osvaldo Rolla (Foguinho), Cláudio Brito, Wianey Carlet, Kenny Braga, Ruy Carlos Ostermann e Paulo Sant'Anna, que ficou por cerca de quatro décadas no programa, entre outros. Em 1979, com a saída de Cândido Norberto, o programa ficou somente nos debates esportivos, o que levou a reabertura do departamento de esportes da emissora. Além de audiência, o programa já foi palco de brigas memoráveis entre seus integrantes, como Kenny Braga e Paulo Sant'Anna e o próprio Sant'Anna e David Coimbra, além de uma briga entre Ibsen Pinheiro e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Rubens Hoffmeister, que "saíram no soco" dos estúdios.
Em 2011, o gabrielense Marcel da Cohab participou do Sala de Redação após ser contemplado na promoção "Torcedor no Sala", que sorteia um ouvinte para participar do programa, que na época, tinha a sua equipe formada por Lauro Quadros, Cacalo Silveira Martins, Zé Alberto Andrade, Kenny Braga e Wianey Carlet. Na ocasião, os comunicadores salientaram o gosto por São Gabriel e de algumas coisas da Terra dos Marechais.
"Para mim, participar do Sala foi uma realização de um sonho de criança, eu que sou apaixonado por rádio e cresci ouvindo aquelas pessoas no rádio, vendo na TV e lendo nos jornais. Dividir a bancada com eles foi demais e poder falar de São Gabriel, também. O Programa não tem roteiro algum e tudo aquilo é real, nada de encenação, eles são asism antes e depois do programa, a conversa começa no bar da rádio e vai estudio adentro", afirmou Marcel na época.
Com a Pandemia, o Sala de Redação passou a ser feito da casa dos apresentadores, com transmissão remota. A apresentação é de Pedro Ernesto Denardin, junto com Guerrinha, David Coimbra, Mauricio Saraiva, Diogo Olivier, Leonardo Oliveira, Alex Bagé e Luciano Potter. A live comemorativa foi apresentada direto da redação integrada de GaúchaZH, com todos os protocolos e teve a participação do CEO do Grupo RBS, Cláudio Toigo e do ex-presidente do grupo e membro do Conselho de Administração do grupo, Nelson Sirotsky.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/06/2021 15h54
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com