07 junho 2021

Saiba como tirar seu título eleitoral pela internet

Cartórios Eleitorais seguem com o atendimento presencial suspenso na pandemia mas título de eleitor pode ser emitido via internet; saiba como fazer (foto arquivo C7)

Com o agravamento da pandemia de covid-19, os Cartórios Eleitorais acabaram sendo fechados para atendimento ao público, o que continua ocorrendo até agora. Mas a emissão do título eleitoral continua sendo realizada, porém de forma virtual, por meio de um link no site da Justiça Eleitoral, onde vamos detalhar como fazer isso. Muitos leitores tiveram dúvidas por conta se a emissão do título ainda é possível, em virtude do alistamento militar. 

O alistamento, revisão de dados ou transferência do título de eleitor devem ser feitas pelo sistema Título Net, acessível neste LINK AQUI. Para a inscrição do primeiro título, com os seguintes documentos (digitalizados com app de escaneamento ou tirar fotos):

-• documento de identificação oficial com foto (foto frente e foto verso);

• foto estilo selfie (foto de si mesmo) segurando o documento de identificação, mostrando o lado da foto, próximo ao rosto. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros;

• comprovante de residência emitido ou expedido nos 3 meses anteriores (contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência etc.).

• comprovante de quitação do serviço militar, para homens com idade entre 18 e 45 anos (não cabe outro documento como protocolo etc.)

No preenchimento do formulário de solicitação de título de eleitor (Título Net), o eleitor deve informar no campo Título de Eleitor "NÃO TENHO" e preencher o cadastro. A Justiça Eleitoral poderá entrar em contato com você durante a tramitação do requerimento por quaisquer dos meios informados (e-mail, WhatsApp, telefone ou outros), para informar o número do título de eleitor expedido ou requerer envio de documentação complementar.

Para atestar o alistamento eleitoral, o eleitor deve aguardar o prazo de 10 (dez) dias e instalar o aplicativo e-Título (disponível nas lojas de aplicativos) ou expedir uma certidão de quitação eleitoral. A biometria está suspensa devido à pandemia, portanto não é necessário fazer cadastro biométrico por enquanto.

Informações para tirar o título: CLIQUE AQUI

Portal Título Net da Justiça Eleitoral: CLIQUE AQUI

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/06/2021 14h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.