04 junho 2021

Prefeitura de São Gabriel aperta fiscalização contra aglomerações e multa infratores

Fiscalização contra aglomerações vem multando nos últimos dias e sendo mais rigorosa contra estas "junções" (foto divulgação)

A Prefeitura de São Gabriel confirmou o que tinha sido anunciado nesta semana pelo Prefeito Rossano Gonçalves, de "apertar o cerco" contra infratores que insistem em aglomerar na noite gabrielense. Após decreto em que inclusive usará como provas fotos e vídeos de redes sociais para multar e punir os infratores, mais 17 pessoas foram multadas entre a véspera de feriado e a noite de quinta (3). 

Esse foi o número de pessoas multadas neste período de feriado no meio da semana e mesmo assim, as equipes da força-tarefa formada pela fiscalização municipal, Brigada Militar e Polícia Civil enfrentam a resistência de alguns "corajosos" e que desafiam a lei e bom senso. Um grupo que estava próximo ao antigo Campus II da Urcamp no corredor da Reúna - e que seria local de aglomerações nos finais de semana à noite, segundo denúncias da comunidade - ao avistar a fiscalização, começou a atirar pedras contra o veículo dos fiscais. Mesmo assim, os mal-educados foram multados.

A multa é de 2 mil reais para quem infringir o decreto que proíbe o consumo de bebidas e aglomerações em via pública. "Notávamos que o público nas imagens era o mesmo. Mas quando avistavam a fiscalização, as pessoas colocavam máscaras e evitavam ficarem próximas. Agora, isso vai mudar. Mesmo que tentem enganar a fiscalização, as fotos ou vídeos servirão como provas", argumentam os fiscais.

O foco principal está sendo o combate a festas clandestinas, reuniões e eventos com formação de filas e aglomeração de pessoas em ambientes ou áreas internas ou externas de circulação ou de espera, sejam elas, privadas ou públicas. Além disso, o setor de fiscalização deverá ampliar ações contra quem não usa máscara de proteção individual durante circulação em espaços públicos e privados de acesso ao público.

Em todos esses casos, quando configurado o descumprimento ao decreto, serão aplicadas multas individuais que variam entre R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Estabelecimentos comerciais também poderão receber advertência ou interdição, parcial ou total, dependendo da gravidade da infração.

 "Quem avisa, amigo é. Estamos alertando a nossa população. Quem insistir em descumprir as medidas, vai ser autuado e multado. Então vamos ter conscientização", disse o prefeito.

Rossano alega que é preciso haver medidas mais ostensivas, já que a pandemia - que havia recuando na primeira metade de maio - voltou a registrar números elevados em São Gabriel nos últimos dias. Ele citou números de casos registrados no começo desta semana, que comparados com os da semana passada praticamente dobraram.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Prefeitura Municipal 
Data: 04/06/2021 14h46 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.