Falsos grupos de Facebook são armadilha para sequestro de dados de usuários (foto ilustrativa/Freepik) |
Muitos leitores procuraram a redação do site neste domingo (2) preocupados com o surgimento de uma informação falsa que levava a um suposto grupo de Facebook denominado "São Gabriel em Alerta", onde informava de supostos assaltos relâmpago na cidade. A Brigada Militar informou que é uma tentativa de golpe, onde pode haver roubo de dados de celulares e computadores com o link suspeito.
Em postagens de grupos de Facebook existentes da cidade, a suposta autora dizia que "homens em uma moto Honda preta estariam fazendo assaltos relâmpago na cidade" e convidavam as pessoas a ingressar no suposto grupo. Os posts, no entanto, contém vários erros de português e concordância verbal, o que segundo as autoridades policiais indicam tentativas de golpes.
Segundo a Brigada Militar, os usuários de rede social não devem entrar em grupos suspeitos e devem confiar nas autoridades e na imprensa profissional para alerta de golpes e ocorrências policiais. Quem tiver entrado no grupo, saia imediatamente e busque saber se algum dado não foi roubado, se for o caso, denuncie à Polícia.
O mesmo alerta vale para supostos cursos de qualificação que tem sido informados pelo Facebook nos últimos tempos, como por exemplo, operador de retroescavadeira e outros, que pedem depósito antecipado e quando se atinge o objetivo, somem sem deixar rastros. Cuidado!
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/05/2021 09h20
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com