![]() |
Profissionais da segurança pública deverão ter vacinação antecipada nos próximos dias; mobilização foi feita na terça em São Gabriel para pedir apoio à vacinação antecipada (foto arquivo C7) |
O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (31) que os profissionais da segurança pública terão sua vacinação antecipada. A decisão foi após nota técnica do Ministério da Saúde que alterou o Plano Nacional de Imunizações (PNI) que autorizou esta vacinação antecipada, sem data confirmada ainda. Para isso, o Ministério da Saúde irá antecipar o envio de um quantitativo de doses direcionado exclusivamente para esse público. Ainda não foi informado pela União a quantidade de doses e a data de remessa, mas o governo gaúcho manterá o contato constante com a equipe técnica do PNI para efetivar a medida tão logo essas definições sejam conhecidas.
O apelo foi feito pelo vice-governador e Secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, que informou esta decisão solicitada pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde (Conass), junto ao Ministério da Saúde.
A partir da medida, a equipe técnica da Secretaria da Segurança Pública (SSP) irá aguardar as novas informações do governo federal para planejar a operacionalização da imunização dos profissionais das forças policiais. Na terça-feira (30), profissionais das forças policiais (Polícia Civil, Brigada Militar, SUSEPE e Bombeiros) fizeram mobilização e entregaram um documento ao Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, para que vacinasse antecipadamente os profissionais da segurança pública.
O Prefeito apoiou a medida, mas sugeriu que os representantes procurassem o Ministério Público para solicitar esta autorização, o que agora é possível com esta mudança.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da SSP
Data: 01/04/2021 10h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com