Enfermeira e diretora da Clínica Imuniza
Por uma característica biológica que todos os seres vivos têm, mas que nos vírus funcionam de forma diferente: as mutações. Sim, a vacina contra a influenza, na verdade, combate suas principais variantes que surgem a cada ano. Elas são monitoradas e apontadas pela Organização Mundial da Saúde, o que permite que laboratórios façam as alterações necessárias para que as vacinas continuem sendo eficazes.
Os vírus da gripe, em específico, sofrem muitas mutações, o que altera sua estrutura e consequentemente geram uma série de subtipos. Essas alterações na sua estrutura genética acontecem porque ele vai se adaptando e respondendo melhor às diferentes defesas que nossos corpos criam.
Super importante: você não necessariamente precisa esperar completar um ano desde a última dose para fazer outra este ano. Se você fez em maio de 2020, por exemplo, pode fazer neste mês de abril sem problemas.
A vacina contra gripe ajuda a reduzir o efeito de eventuais complicações em casos mais graves. Aqui na Imuniza você encontra o que há de melhor para garantir a sua imunização!
Fique atento! O Ministério da Saúde recomenda um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid e a da gripe!
Como ainda não há estudos a respeito de possíveis interações entre as vacinas, é interessante que todos os que estão sendo ou já foram vacinados contra a Covid-19 aguardem este período, preferencialmente após a segunda dose.
Verifique mais uma vez a sua carteira de vacinação, programe-se e imunize-se! Anote na agenda (51) 98181-9191, para tirar suas dúvidas, ter informações e realizar agendamentos na Clínica.
A melhor forma de se proteger e evitar doenças é por meio da vacinação, desde os primeiros dias de vida recebemos as primeiras doses para que nosso corpo produza anticorpos, fortaleça o sistema imunológico, evitando assim maiores complicações e saúde.
Prevenir é sempre a melhor solução, além de ser um exercício de autocuidado, é uma responsabilidade social, onde proteger a si mesmo é cuidar do outro. Em tempos de pandemia, aprendemos que a prevenção, muito mais que um cuidado, é uma questão de sobrevivência.
Você concorda que prevenção é o melhor caminho?