Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Assine New Life Fibra - fibra óptica de qualidade para você!

Bariani Estética Automotiva - em novo endereço

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Sicredi-Faz-Mais-setembro.gif

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

20 abril 2021

Músico César Oliveira assume gabinete na Casa Civil

César Oliveira foi empossado no Governo do Estado como Adido Cultural do RS, com gabinete junto à Casa Civil (foto divulgação)

Após assumir a presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o cantor e compositor César Oliveira foi nomeado junto ao Governo do Estado com um gabinete anexo à Casa Civil, ainda exercendo a função de Adido Cultural do Rio Grande do Sul. A posse aconteceu nesta segunda-feira (19), ocorreu no Palácio Piratini e contou com as presenças do governador Eduardo Leite; da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo; do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini; e do deputado federal Lucas Redecker.

O título de Adido Cultural foi criado inicialmente para nomear um representante da Cultura do estado no Brasil e no exterior. No entanto, essa função se tornou mais abrangente. César Oliveira, que também é presidente em exercício do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), assume o gabinete na Casa Civil com o propósito de dar assistência aos setores ligados à Cultura, ao Desenvolvimento e ao Turismo; além de fortalecer a Cultura Regional Gaúcha.

Segundo César, um dos focos do trabalho é aproximar a Cultura do Rio Grande do Sul dos jovens, inclusive com ações dentro das escolas. “Também queremos que a cultura regional dialogue com os demais setores para que seja possível desenvolver o Turismo Cultural. Então, o objetivo é fortalecer e fomentar o setor como um todo”, ressalta.

Como Adido, César pretende ainda inserir o tradicionalismo no Turismo. Para isso, já está realizando reuniões com o recém empossado secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini. Ele cita como exemplo os CTGs que possuem um grande potencial para fornecerem atrações aos turistas que visitam o estado, através da dança, do canto, da declamação e das atividades campeiras.

Outra importante missão é a luta pelo tombamento da Cultura Gaúcha como Patrimônio Imaterial do Brasil. “Com o tombamento teremos uma maior facilidade de captar apoio e recursos financeiros. Por exemplo, se alcançarmos este objetivo as empresas que investirem na lei federal de Incentivo à Cultura não precisarão depositar uma contrapartida à União. Elas poderão abater no Imposto de Renda a totalidade dos valores investidos”, explica.

Ao blog Repórter Farroupilha, o governador Eduardo Leite falou da importância de haver uma ponte entre o governo e a Cultura Gaúcha para fortalecer o turismo e desenvolver novas rotas. "A função do César será, justamente, de atuar transversalmente como elo entre o governo e suas diversas políticas e o movimento tradicionalista", afirmou Leite.

César Oliveira reforça que seu gabinete está à disposição das entidades tradicionalistas e demais produtores e fomentadores da Cultura para esclarecer dúvidas e encaminhar demandas. O telefone de contato é (51) 3210-4405 (ramais 4360 e 4366) e o e-mail é cesaroliveira@casacivil.rs.gov.br. Oliveira, natural de Itaqui, mas residiu boa parte de sua vida em São Gabriel e forma dupla com o colega e atual Secretário de Turismo, Rogério Melo. 

Reportagem: Daiana Silva/Especial C7
Data: 20/04/2021 08h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.