06 abril 2021

Júri da boate Kiss será em 1º de dezembro

Júri dos acusados do incêndio da Boate Kiss serão julgados em 1º de dezembro em Porto Alegre (foto divulgação/RBS TV)

O júri dos quatro acusados que respondem pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria, está com data marcada. Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão começarão a ser julgados em 1º de dezembro, a partir das 9h, em Porto Alegre.

O júri foi marcado pelo novo titular do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre, juiz Orlando Faccini Neto. O magistrado assumiu nesta segunda-feira (5), após a juíza Taís Culau de Barros deixar a vaga para integrar a Corregedoria-Geral da Justiça. O julgamento também depende de questões envolvendo a pandemia, como a imunização e a minimização dos riscos sanitários. O local será definido ainda, além dos jurados e sua segurança, interna e externa, cobertura da imprensa e outras questões.

O incêndio ocorreu em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas. O julgamento do processo foi transferido para a Comarca da Capital, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o desaforamento foi concedido a três dos quatro réus – Elissandro, Mauro e Marcelo. Luciano foi o único que não manifestou interesse na troca (seu julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, através de pedido do Ministério Público, o TJRS (Tribunal de Justiça do RS) determinou que ele se juntasse aos demais.

No processo criminal, os empresários e sócios da Kiss, Elissandro e Mauro, e os músicos da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo e Luciano, respondem por homicídio simples (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos). Na tragédia, oito gabrielenses perderam a vida. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de O Sul 
Data: 06/04/2021 09h18
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.