06 abril 2021

Coronavírus: sim, a culpa também é nossa

(foto ilustrativa)

O que motivou a explosão de casos de covid-19 em São Gabriel, com alto número de mortes? Sejamos bem francos e isso ocorreu não por causa de culpados, de entidades, de governos. A culpa é de todos nós. Sim, de todos nós porque ao invés de nos cuidarmos, sairmos somente quando necessário e não utilizarmos as medidas recomendadas pelas organizações internacionais e autoridades de saúde, foi nossa como sociedade. Por querer seguir "uma vida normal" que não existe e por sermos egoístas, chegamos à situação que estamos em São Gabriel.

O professor e estatístico Beraldo Figueiredo fez uma observação interessante sobre o que causou essa subida desenfreada de casos, a superlotação e esgotamento do sistema de saúde gabrielense (o que inclui os profissionais, muitos deles esgotados e que já pediram afastamento e demissões) e consequentemente, os óbitos. Vejamos alguns dos fatos causados por nós, sem querer culpar alguém diretamente:

- Aglomerações no Posto Batovi no Natal e Ano Novo com mais de 600 carros, esta última tendo resultado em um homicídio; 
- Aglomerações em praças e bares da cidade, como se tivéssemos voltado ao normal. Pessoas tomando chimarrão nas praças com seus familiares e nas casas;
- Aglomerações que são dispersas pela fiscalização, mas quando ela vai embora, as pessoas voltam para o mesmo lugar;
- Festas clandestinas em vários cantos da cidade;
- Viagens para a praia em momentos que a pandemia estava sob controle, como no verão e Carnaval;
- Pessoas saindo desnecessariamente e sem máscaras, inclusive muitas delas esclarecidas. 

Há algo errado e a culpa é sim, de todos nós. E como chegou a um ponto em que começamos a perder vidas, o mais fácil é culpar as únicas pessoas que estão fazendo seu trabalho, sem os recursos que os governos federal e estadual deveriam alcançar, e que se esgotaram rapidamente. 

É certo que São Gabriel já tem as novas cepas do vírus, que estão contaminando e matando em todas as idades. Está na hora da SOCIEDADE SE UNIR, parar de culpar quem está esgotando suas forças para nos salvar e se cuidar. Só depende de nós! 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/04/2021 11h25
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.