24 março 2021

Jornal O Imparcial completa 90 anos

Jornal O Imparcial completa 90 anos nesta quarta-feira, 24 de março (foto divulgação)

Nesta quarta-feira, 24 de março, o Jornal O Imparcial, fundado em 1931, completa 90 anos de fundação e circulação ininterrupta. Mesmo com o advento da mídia digital, o jornal segue levando a informação aos gabrielenses na cidade e em várias partes do Estado e País, sendo um dos mais antigos do Rio Grande do Sul em atividade.

O órgão de imprensa que já faz parte da história gabrielense foi fundado em 24 de março de 1931, pelo conhecido jornalista, advogado e engenheiro-agrônomo José Sampaio Marques Luz, natural de Alagoas, e que ao chegar a São Gabriel apaixonou-se pela cidade, da qual foi inclusive Prefeito. 

Durante as oito décadas de vida, o jornal teve vários diretores e proprietários, entre eles alguns ilustres da cidade, como o ex-prefeito e ex-deputado estadual Erasmo Chiapetta. O jornal noticiou vários fatos, como a II Guerra Mundial, a morte do Presidente Castelo Branco, as eleições de prefeitos em São Gabriel e as maiores polêmicas que entraram para a história da Terra dos Marechais.

Em 20 de julho de 1998 o jornal passou ao comando de Carlos Vieira Gonçalves, o atual diretor e que também já ocupou cargos importantes na sociedade local, como Provedor da Santa Casa de Caridade e Presidente do Clube Caixeiral. Hoje O Imparcial circula bisemanalmente, todas as terças e sextas-feiras. 

Recentemente, a Prefeitura de São Gabriel recentemente reformou o monumento do Jornal na Praça Fernando Abbott, que foi implantado em 1991, quando completou 60 anos. Seu formato foi escolhido por meio de um concurso vencido pela então aluna do 6º ano da Escola Estadual Fernando Abbott e hoje professora da rede municipal de ensino, Ângela Lemos Teixeira. Na reforma, o número dos anos foi atualizado para 90. 

O periódico, em uma cidade que não tinha faculdade de jornalismo - o que hoje é realidade com a Uninter e a Urcamp, que tem o curso na modalidade EAD -, foi escola para muitos dos profissionais que por lá passaram e estão no mercado até hoje, em sua maioria. Um dos órgãos de imprensa mais novo saúda o veterano da imprensa gabrielense. Parabéns!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/03/2021 15h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.