![]() |
Vídeo que circulou em grupos de WhatsApp afirmava que "lobisomem" tinha sido "capturado" por autoridades, quando na verdade é trecho de bastidores de filme de terror rodado em 2014 (foto reprodução) |
Um boato de um lobisomem "preso" pela Polícia Civil que circulou nos grupos de WhatsApp em São Gabriel, gerou questionamentos de leitores nas redes sociais. Fomos verificar a origem desta informação e na realidade, o vídeo foi extraído de um filme de internet chamado "Pampa Feroz", rodado em 2014. O lobisomem na realidade é um ator com uma fantasia criada por Rodrigo Aragão, especialista em efeitos especiais.
No vídeo, que mostra a suposta prisão do "bicho", que seria um híbrido de homem e lobo gritando, foram difundidos áudios de autoria desconhecida que afirmam que o mesmo foi preso em dia desconhecido. Fomos pesquisar a origem do vídeo e descobrimos que o mesmo foi extraído de um vídeo de um filme de terror.
![]() |
Direção e equipe do filme com o personagem do curta-metragem de terror, "Pampa Feroz" (foto reprodução YouTube) |
O filme em questão é "Pampa Feroz", dirigido por Peter Baiestorf, natural de Santa Catarina e que teve a participação de acadêmicos de Cinema de universidades daquele Estado e que relata a história de mortes no interior, causadas por um lobisomem. A roupa do ator foi criada também detendo uma técnica chamada animatronic, criada por Rodrigo Aragão, onde detalhes do personagem são movimentados por controle remoto. O curta-metragem fez parte do filme "As Fábulas Negras", obra de terror que conta com vários outros curtas e que foi lançado em 2015, com nomes como o saudoso José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Baiestorf é considerado um dos mais novos expoentes do cinema fantástico brasileiro. Não é a primeira vez que um trecho da filmagem é usado para dizer que um "lobisomem" foi preso em São Gabriel. Boatos do gênero foram registrados nas cidades de Cazajeiras (Mato Grosso), Codó (Ceará), Arapiraca (Alagoas), entre outros e que foram desmentidos por sites de notícias locais. Veja abaixo, o filme que originou o vídeo do boato e o filme na íntegra:
Data: 19/03/2021 09h25
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com