19 março 2021

É fake: vídeo de suposto "lobisomem" em São Gabriel é boato

Vídeo que circulou em grupos de WhatsApp afirmava que "lobisomem" tinha sido "capturado" por autoridades, quando na verdade é trecho de bastidores de filme de terror rodado em 2014 (foto reprodução)

Um boato de um lobisomem "preso" pela Polícia Civil que circulou nos grupos de WhatsApp em São Gabriel, gerou questionamentos de leitores nas redes sociais. Fomos verificar a origem desta informação e na realidade, o vídeo foi extraído de um filme de internet chamado "Pampa Feroz", rodado em 2014. O lobisomem na realidade é um ator com uma fantasia criada por Rodrigo Aragão, especialista em efeitos especiais. 

No vídeo, que mostra a suposta prisão do "bicho", que seria um híbrido de homem e lobo gritando, foram difundidos áudios de autoria desconhecida que afirmam que o mesmo foi preso em dia desconhecido. Fomos pesquisar a origem do vídeo e descobrimos que o mesmo foi extraído de um vídeo de um filme de terror. 

Direção e equipe do filme com o personagem do curta-metragem de terror, "Pampa Feroz" (foto reprodução YouTube)

O filme em questão é "Pampa Feroz", dirigido por Peter Baiestorf, natural de Santa Catarina e que teve a participação de acadêmicos de Cinema de universidades daquele Estado e que relata a história de mortes no interior, causadas por um lobisomem. A roupa do ator foi criada também detendo uma técnica chamada animatronic, criada por Rodrigo Aragão, onde detalhes do personagem são movimentados por controle remoto. O curta-metragem fez parte do filme "As Fábulas Negras", obra de terror que conta com vários outros curtas e que foi lançado em 2015, com nomes como o saudoso José Mojica Marins, o Zé do Caixão. 

Baiestorf é considerado um dos mais novos expoentes do cinema fantástico brasileiro. Não é a primeira vez que um trecho da filmagem é usado para dizer que um "lobisomem" foi preso em São Gabriel. Boatos do gênero foram registrados nas cidades de Cazajeiras (Mato Grosso), Codó (Ceará), Arapiraca (Alagoas), entre outros e que foram desmentidos por sites de notícias locais. Veja abaixo, o filme que originou o vídeo do boato e o filme na íntegra:




Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/03/2021 09h25
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.