08 fevereiro 2021

Gabrielenses assistem o "passeio" dos satélites de Elon Musk

Fileira de satélites foi vista por vários gabrielenses nos céus, na noite de domingo; satélites foram lançados no final de semana nos EUA, para ampliar rede de internet em alta velocidade da SpaceX (foto enviada por leitor)

Na noite de domingo (7), gabrielenses foram surpreendidos ao avistarem no céu escuro, uma fila de objetos brilhantes por volta das 21h. Mas não há motivo para se assustar: era uma fileira de satélites Starlink, da empresa SpaceX, que tinham sido lançados ao espaço na última quinta e sexta-feira, 4 e 5 de fevereiro e que estão rodando agrupados em torno da terra.

A empresa, que é de propriedade do bilionário Elon Musk, também dono da Tesla, que produz carros movidos por motores elétricos e que inclusive estão sendo buscados pelo presidente Jair Bolsonaro para a instalação de uma montadora no País, lança estes satélites para distribuir sinal de internet no espaço com preços acessíveis e pontos não atendidos pelas redes atuais.

O projeto Starlink, que foi idealizado por Musk em 2015, tem como objetivo cobrir o planeta com satélites para prover internet banda larga. O plano quer criar uma mega constelação, formada por, pelo menos, 12 mil satélites em órbita. 

Segundo o portal CNBC, o programa foi iniciado em outubro do ano passado. Os usuários pagam US$ 99 por mês, além de um custo inicial de US$ 499 para solicitar o kit com terminal de usuário e roteador. O objetivo de Musk é colocar 12 mil satélites em órbita, apesar das polêmicas e controvérsias que o projeto gera internacionalmente. A rede pode gerar até 100 megabits de internet por segundo, chegando a até 10 giga.

Deverá ter uma nova passagem dos satélites nos céus na noite de terça-feira, por volta das 20h51, entre o Sudoeste e o Norte, segundo o site FindStarlink.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 08/02/2021 10h10 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.