Golpe mais recente no WhatsApp consiste em enviar convites de grupos onde na realidade, conta de vítima é roubada e clonada (foto ilustrativa)

Um novo golpe está ocorrendo envolvendo o aplicativo de mensagens WhatsApp, onde criminosos estão criando links para ingressar em supostos grupos, clonando números e se passando por contatos. A vítima acaba clicando no link e tendo seu número clonado ou perdendo a conta no app.

Vários casos do gênero estão ocorrendo na região e as autoridades policiais alertam para isso. As vítimas recebem mensagens que seriam de contatos (que na realidade, também tiveram seus números clonados e roubados) para entrar em grupos de empresas ou assuntos que já fariam parte.

Ao clicar no link, o número acaba clonado e o titular da linha não tem mais acesso ao aplicativo. O golpista, de posse do número, pode encaminhar este link para fazer mais pessoas cairem no golpe e também pedir depósitos alegando ajuda e problema em contas bancárias. 

A solução é desconfiar sempre e fazer as seguintes medidas:
* Não fazer backups pela nuvem, que é uma opção disponibilizada pelo Whatsapp;
* Ativar a autenticação de dois fatores, que é uma etapa extra quando se faz login no app;
* Esconda suas informações pessoais, na seção conta e privacidade, onde tem estas opções;
* Mantenha o Whatsapp atualizado;
* Coloque uma senha de acesso;
* Evite utilizar conexões compartilhadas;
* Fique atento aos golpes.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/01/2021 10h48 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.