24 janeiro 2021

Coronavírus: Região recebe vacinas de Oxford

Vacinas de Oxford chegam ao Estado e deverão chegar à região ainda hoje, para serem distribuídas aos municípios a partir desta segunda-feira (foto divulgação SES)

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Alegrete e onde São Gabriel faz parte, recebeu cerca de 3.200 doses da vacina de Oxford e AstraZeneca que chegaram ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (24). Para o Estado, vieram 116 mil doses para a imunização que seguirá na fase de profissionais da saúde. 

As vacinas chegaram a Porto Alegre na manhã de domingo, no Aeroporto Salgado Filho e foram destinadas para as coordenadorias regionais de saúde, onde será dada continuidade à vacinação dos profissionais de saúde. A Coordenadoria deverá iniciar o repasse das doses para os municípios a partir desta segunda-feira, 25 de janeiro. Esta vacina faz parte dos 2 milhões de doses que o Governo Brasileiro recebeu da Índia, fabricadas pelo Instituto Serum, Universidade de Oxford (Inglaterra) e AstraZeneca.  

Este é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no país até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada, já são mais de 457 mil doses recebidas no RS. Ambas possuem esquema de duas doses para completar a imunização. A CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e laboratório chinês Sinovac, deve ter a segunda dose quatro semanas após a primeira, por isso ela teve apenas metade do lote (170,8 mil doses) já distribuído aos municípios durante essa semana. A outra metade fica reservada com a SES para envio nas próximas semanas. 

Já a vacina da Oxford/AstraZeneca, que possui no Brasil acordo com a Fiocruz, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose desses vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Não foi anunciada ainda a quantia que São Gabriel receberá, mas se levarmos em consideração que o município recebeu 563 doses de 4mil da Coronavac da região, que representou 14%, se a porcentagem for a mesma, o município pode receber entre 400 e 500 doses da vacina de Oxford, o que será anunciado nesta segunda-feira. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/01/2021 17h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.