11 janeiro 2021

Jornal A Plateia completou 84 anos neste domingo

Jornal santanense completou 84 anos neste domingo, 10 de janeiro, devidamente integrado com o digital e sem esquecer a história de Livramento e região (foto divulgação)

No último domingo, 10 de janeiro, um dos jornais mais longevos da Fronteira completou mais um ano de vida, devidamente adaptado aos novos tempos da informação digital e em tempo real. O Jornal A Plateia, de Santana do Livramento, completou 84 anos de uma longa história e continua no papel, mas reforçou ainda mais a sua estrutura virtual de comunicação. O jornal santanense que circula também em espanhol na cidade de Rivera, é administrado por Antônio e Kamal Badra desde 1999.

Fundado pelo pecuarista Carlos Eugênio Varella em sociedade com seu tio, o engenheiro César Tettamanzzi, o veículo já contou com jornalistas e comunicadores como Kenny Braga, Danilo Ucha, Elmar Bones, Moisés Mendes e Sérgio Lagranha, entre outros. O jornal surgiu no Cine-teatro, que era de propriedade do pecuarista, para informar a programação do cinema.

Ele pensou em transformar o boletim em um jornal e a partir disso, surgiu o periódico. Atualmente, o grupo ainda conta com a Rádio RCC FM e a WebTV A Plateia, além do Provedor de Internet Banda Larga que atende a comunidade santanense. Nos últimos anos, tem seu site na internet (www.aplateia.com.br) com assinatura digital, além do jornal impresso, totalmente colorido e semanal, aos sábados. É o único jornal bilingue do Brasil, onde tem uma farta seção em espanhol, trazendo as notícias de Rivera e Uruguai.

Com a redução da circulação do impresso, o Jornal concentrou forças no digital, onde é atualizado diariamente e conta com conteúdos exclusivos no portal e nas redes sociais, onde tem programas como o Interage, de Keilla Louzada, o Jornal das Cinco e o Resenha Livre, com Cleizer Maciel, e o De Frente com La Noticia, com Washington Pereira, estes via Facebook, que tem cerca de 189 mil seguidores e a integração com a Rádio RCC FM. A versão digital, assim como demais jornais que se adaptaram, registrou grandes números de audiência durante a pandemia de covid-19.

Parabéns ao jornal e sua equipe por mais um ano de vida, rumo aos 100 anos!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/01/2021 18h12
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.